GCM Ambiental de Diadema faz primeira apreensão de sujão do ano

A Prefeitura de Diadema, por meio da GCM e do Programa Jogue Limpo, tem reforçado a fiscalização em toda a cidade. No ano passado quase 30 sujões foram punidos

  • Data: 09/02/2022 20:02
  • Alterado: 09/02/2022 20:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
GCM Ambiental de Diadema faz primeira apreensão de sujão do ano

Crédito:Divulgação

Você está em:

Integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental de Diadema realizaram hoje, 9/2, na parte da manhã, a primeira apreensão de sujão do ano, na estrada Pedreira Alvarenga, próximo à Represa Billings, no bairro Eldorado. A ocorrência resultou na autuação de uma pick up Chevrolet de cor azul que foi recolhida ao pátio de veículos apreendidos. Além dessa penalidade, o infrator recebeu notificação de multa ambiental por descarte de resíduos sólidos em Área de Preservação Permanente.

“Importante destacar que esse flagrante foi possível graças à parceria da GCM com a Polícia Militar, que prontamente acionou nossa Patrulha Ambiental assim que constatou o despejo ilegal e o crime de agressão ao meio ambiente”, explicou o comandante da GCM Diadema, Antônio Fonseca. “A nossa Guarda está sempre de plantão, portanto se alguém flagrar algum sujão, basta ligar 153”, orientou o comandante.

A Prefeitura de Diadema, por meio da GCM e do Programa Jogue Limpo, tem reforçado a fiscalização em toda a cidade. No ano passado quase 30 sujões foram punidos.

Mais ecopontos

Além dos investimentos na fiscalização, a Prefeitura vai ampliar o número de ecopontos municipais. Em parceria com a Ecovias já está sendo construído um novo ecoponto no Jardim Campanário. Outro será inaugurado na avenida Casa Grande.

Nos ecopontos da Prefeitura os moradores podem descartar até 1m³ (15 a 20 sacos) de entulho ou terra, por semana. Esses locais também recebem inservíveis como móveis, sofás, armários, colchões, entre outros, além de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) e lâmpadas, pilhas, baterias e óleo de cozinha. Os ecopontos não recebem lixo doméstico, industrial, hospitalar ou de serviços de saúde em geral.

Como denunciar

A população também pode ajudar a Prefeitura a fiscalizar os sujões. Para denunciar, o morador deve anotar informações como a data, horário, local, características do veículo (placa, marca/modelo, cor) e, se possível, também faça foto e filmagem.

Esses dados são importantes porque quando não é possível flagrar e apreender o automóvel, a fiscalização do Jogue Limpo investiga e emite um auto de infração por descarte ilegal de resíduos.

Compartilhar:

  • Data: 09/02/2022 08:02
  • Alterado:09/02/2022 20:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados