Fundo Social oferece curso de meditação para profissionais de saúde_x000D_ _x000D_
A iniciativa busca fazer parte das Práticas Integrativas e Complementares, que por meio do Sistema Único de Saúde, utiliza recursos de tratamentos alternativos à medicina
- Data: 21/06/2019 17:06
- Alterado: 21/06/2019 17:06
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
A parceria com a AGEACAC tem dado bons resultados”
Crédito:Thiago Benedetti
Com o objetivo de formar multiplicadores, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema promoveu o curso “Práticas de Meditação” para cerca de 40 profissionais de Saúde. A entrega de certificados ocorreu nesta terça-feira, 18 de junho, na Fábrica de Cultura. A iniciativa busca fazer parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que por meio do Sistema Único de Saúde, utiliza recursos terapêuticos e tratamentos alternativos à medicina.
O curso é fruto de uma parceria entre o FSS e a Secretaria de Saúde, organizado por profissionais da Associação Gnóstica de Estudos Antropológicos Artes e Ciências (AGEACAC) de Diadema, e busca difundir técnicas e benefícios da meditação para promoção da saúde e equilíbrio interior.
“A meditação oferece diversas vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Estudos comprovam melhora na qualidade do sono, redução da ansiedade, alívio das tensões, entre outros. A parceria com a AGEACAC tem dado bons resultados”, ressaltou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha.
Esta foi segunda edição do curso voltada somente para os profissionais de saúde e teve a finalidade de qualificar e capacitar os profissionais para que possam oferecer a terapia aos pacientes e funcionários de forma mais aperfeiçoada.
“Queremos que os profissionais sejam multiplicadores nos postos de Saúde. Existem comprovações científicas em relação aos benefícios da meditação tanto para prevenção de doenças quanto promoção da saúde. Não aprendemos na escola a lidar com as emoções, sentimentos ou pensamentos. A prática da meditação atua na busca do equilíbrio, do autoconhecimento e no exercício da consciência”, afirmou a coordenadora da AGEACAC Diadema, Karla Christina.
A psicóloga do Hospital Municipal de Diadema, Adriana Vilela, irá aplicar o conhecimento adquirido no curso no dia a dia profissional. “As aulas me trouxeram técnicas para usar com os pacientes. Eu achei muito inovador. Como psicóloga, busco o contato da pessoa com ela mesma e o curso será mais um instrumento na prática do dia a dia”.
No curso, foram abordadas técnicas de respiração, relaxamento, reflexão e ações conscientes, além de estudos da parte científica, antropológica e histórica da meditação.
REALIZAÇÕES
Em 2018, o FSS realizou cerca de 30 turmas e formou mais de 400 moradores para o mercado de trabalho em cursos como Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure e Padaria Artesanal. Além disso, 28 profissionais do Programa Frente de Trabalho – que trabalham nos programas de melhorias na cidade, como Mãos à Obra e Nossa Escada, Seu Acesso – participaram dos cursos da Construção Civil (Pedreiro e Assentador de Pisos e Azulejos). Também foram inaugurados cinco novos polos da Escola de Moda.
O Fundo Social realizou cinco bazares no último ano, o Arraial da Gente – festa junina que já é tradicional na cidade, curso de Práticas de Meditação para 50 profissionais da Saúde e o Natal Iluminado que reúne diversas atrações culturais na Praça Lauro Michels e conta com a participação de entidades assistenciais na venda de comida, água e refrigerante.
AGEACAC
É uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico e cultural, que difunde o conhecimento e a cultura gnóstica (cultivo da sabedoria) de forma inteiramente gratuita, por meio de cursos e palestras nas áreas de psicologia, antropologia, metafísica, meditação, filosofia, entre outros.