Fundo Social de São Caetano forma mais de 80 alunos em agosto

O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul capacitou, somente em agosto, mais de 80 alunos nos cursos para padeiros, bartenders, maquiadoras e designers de sobrancelha. Os participantes das oficinas de cozinha doméstica e festival de tortas também foram certificados.  “Incluímos mais de dez novos cursos na grade para que a população tenha […]

  • Data: 02/09/2013 17:09
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Mayra Monteiro
  • Fonte: PMSCS
Fundo Social de São Caetano forma mais de 80 alunos em agosto

Crédito:

Você está em:

O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul capacitou, somente em agosto, mais de 80 alunos nos cursos para padeiros, bartenders, maquiadoras e designers de sobrancelha. Os participantes das oficinas de cozinha doméstica e festival de tortas também foram certificados.

 “Incluímos mais de dez novos cursos na grade para que a população tenha acesso ao que há de melhor”, destacou Graça Pinheiro, presidente da entidade. “O sucesso depende dessa parceria: nós oferecemos nosso conhecimento e os alunos colocam em prática os ensinamentos. É preciso ter disposição para aprender e força de vontade para realizar”, incentivou.

Um dos primeiros alunos a receber a certificação, Valdir Montoni mostrou-se satisfeito com as aulas de panificação. “A parte teórica foi muito rica”, avaliou. “A professora passou informações fundamentais sobre as matérias-primas e dosagens, que não encontramos em cursos do mercado. Quero colocar em prática tudo que aprendi, pois já trabalho na copa de uma padaria e espero conquistar uma promoção para padeiro”, revelou.

Luzvani Batista Arantes participou do curso Festival de Tortas e não descartou a possibilidade de trabalhar profissionalmente na área. “A princípio, vim aprimorar meus conhecimentos culinários. Tenho vontade de aprender e essa é minha motivação. No futuro, quem sabe, posso utilizar para fins comerciais”, considerou.

Segundo Willians Giorgi, professor do Fundo Social, alguns cursos foram remodelados para melhor atender aos anseios dos alunos. “Alguns munícipes não têm o objetivo de trabalhar na área, mas recorrem a nós por outros motivos. Pensando nisso, adaptamos algumas oficinas para esse público e tornamos outras mais profissionalizantes para quem deseja seguir carreira.”

INÍCIO – Na sala de estética, as novas designers de sobrancelha saíram com kits em mãos para iniciarem os trabalhos profissionais. Entre elas, Márcia Helena Garcia, que é auditora, mas está desempregada, admitiu que usará o conhecimento obtido no Fundo Social como fonte de renda enquanto não se estabiliza novamente. “Achei que seria um curso simples, porém me surpreendi com a complexidade. A princípio, não tinha objetivo de trabalhar nessa área e, com o decorrer do curso, considerei essa possibilidade”, afirmou.

MUDANÇA – Desempregada há dois anos, a cozinheira Andresa Gomes Jovino soube dos cursos do Fundo Social por meio do site da Prefeitura. “É emocionante ter o certificado em mãos. Esse é o início da uma nova etapa da minha vida. Além da especialização em maquiagem profissional, quero participar dos demais na área de estética”, confessou.

Em São Caetano há pouco mais de seis meses, o bancário Bráulio Eugênio de Oliveira também procurou o Fundo Social para sair da rotina. “O dia a dia dentro do banco é muito desgastante e, por isso, sempre busco alternativas para me distrair”, explicou. “Escolhi o curso de bartender por ser um hobby. Quem sabe, no futuro, também não possa conciliar as duas áreas.”

 “Na formação para bartender, os alunos aprendem os drinks clássicos, que sempre são solicitados nos eventos, e criam combinações com base no que ensinamos”, esclareceu Sônia Fernandes, instrutora do curso. “Eles entram aprendendo e saem fazendo. As aulas são práticas e optamos por turmas pequenas justamente para que todos possam fazer as manipulações em nosso espaço gastronômico”, finalizou.

INSCRIÇÕES – O Fundo Social ainda tem poucas vagas disponíveis para o segundo semestre. Os interessados em participar das capacitações para garçom e garçonete, hostess e processamento artesanal de mandioca devem se dirigir à sede da entidade, localizada na Rua Antonio Bento, 140, Bairro Santa Paula, com comprovante de residência e documento de identificação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas ou das 13 às 16 horas.

Compartilhar:
1
Crédito:Robson de Almeida/PMSCS
1
Crédito:Robson de Almeida/PMSCS
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados