Fundo Social de Diadema leva Varal Solidário à Vila Nova Conquista

Mais de 500 peças de roupas, calçados e outros itens foram distribuídos; próximo Varal será no bairro Casa Grande, ao lado da UBS

  • Data: 21/09/2023 15:09
  • Alterado: 21/09/2023 15:09
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD
Fundo Social de Diadema leva Varal Solidário à Vila Nova Conquista

Varal Solidário

Crédito:André Baldini

Você está em:

O Manoel, a Rosicleide, a Miralva e a pequena Sofia são algumas das muitas pessoas que, gratuitamente, escolheram e levaram pra casa, roupas, calçados e outros itens, disponibilizados pelo Varal Solidário do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema. A ação beneficente aconteceu nesta quarta-feira (20), na calçada da avenida Presidente Juscelino, ao lado da UBS da Vila Nova Conquista, região de Piraporinha.

De acordo com o FSS, os próximos Varais Solidários serão nas seguintes datas: dia 27 se setembro, no Casa Grande (rua Mem de Sá, ao lado da UBS); dia 4 de outubro, na Vila Popular (passagem do Progresso, s/nº); e dia 11 de outubro, no bairro Nuevo (avenida Maria Cândida de Oliveira, 801). O evento acontece sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h.

Criado pelo FSS, o Varal Solidário é realizado nos bairros de Diadema. Nele, são expostos para doação à comunidade, as peças de roupas, calçados e outros itens que foram recebidos pelo Fundo. Recentemente, por exemplo, a Polícia Civil do município fez a entrega de 3.000 peças de roupa. A lista de doadores inclui ainda o Shopping Praça da Moça, condomínios, comércios e outros.

Mas qualquer pessoa/entidade pode fazer doação de roupas ao Fundo Social de Solidariedade de Diadema. Os postos de arrecadação estão nas 20 UBSs, no Paço Municipal (rua Almirante Barroso, 111) e na sede do próprio Fundo Social. Outra possibilidade é ligar para o Fundo Social que a doação é recolhida em seu endereço.

Comunidade da Nova Conquista gostou do Varal

De acordo com o Fundo Social de Solidariedade de Diadema, mais uma vez o Varal Solidário foi um sucesso. A avaliação positiva também coincide com a opinião de moradores que passaram pelo local.
Para Manoel Messias Vieira, 71 anos, desempregado, o Varal Solidário é uma benção de Deus. “Tem muita gente precisando dessa ajuda. Eu mesmo escolhi três camisetas, duas bermudas e um boné para proteger do sol e enfrentar o calor”, contou.

Outra moradora satisfeita foi Rosicleide Albuquerque Silva, que tem três filhos. “Essa iniciativa é muito boa e importante porque ajuda a gente a economizar um pouco”.

Visitando o Varal Solidário na companhia da neta Sofia (7 anos), Miralva Silva Santos, de 57 anos, elogiou bastante a qualidade dos produtos e disse que escolheu diversas peças de roupa para a família toda. “Estou desempregada e tenho sobrevivido com doações gerais, especialmente da minha filha”, explicou. Já a garotinha Sofia contou que ajuda a cuidar da vó e disse que amou as roupas infantis bonitas. “A minha escolha preferida foi um short jeans com florzinhas”, destacou Sofia.

Voluntariado contribui para sucesso do Varal

O Varal Solidário do Fundo Social leva o bem para comunidades carentes. Mas para que a ação beneficente aconteça é especialmente importante o trabalho voluntário de mulheres como a Neidinha e Dejanira Benedito, que participaram ativamente do trabalho na Vila Nova Conquista.

Bem antes de começar o Varal, às 9h, a equipe voluntária já está trabalhando para o sucesso do evento. Carinhosamente, as roupas são dobradas ou penduradas para que o público possa ver e escolher. Além de organizar e montar as tendas, elas também fazem a divulgação/propaganda para as pessoas que transitam por ali.

A voluntária Neidinha é diarista, mas reserva sua quarta-feira para “fazer o bem”. Ela diz que esse já é seu terceiro Varal, o qual define como uma atividade nobre, terapêutica e confortante. “Lembro-me bem de uma senhora do Conjunto Júpiter que levou refrigerante pra gente tomar, que pra nós foi um gesto de muito amor. Também lembro da alegria e emoção de pessoas quando ganham roupas novas”, comemora Neidinha.

Dejanira Benedito é outro exemplo de desprendimento. “Como estou em licença médica para tratamento de saúde, mantenho meu repouso, mas sem esquecer de ajudar as pessoas. Afinal, fazer o bem é um remédio também”, contou Dejanira.

Além do trabalho voluntário, o Varal Solidário do FSS conta sempre com o apoio de outros órgãos municipais como o Departamento de Participação Popular da Prefeitura que, desta vez, foi representado por Noelí que é formada em Serviço Social e adora trabalhar com o público. “Prestar solidariedade e dar suporte à comunidade mais carente é uma missão/trabalho que pra mim não tem preço”, explica Noelí.

SERVIÇO
Fundo Social de Solidariedade de Diadema
Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce
Telefone 4092-5340 (horário comercial)

Compartilhar:

  • Data: 21/09/2023 03:09
  • Alterado:21/09/2023 15:09
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados