Fundação Pró-Memória e UCS lançam projeto de história oral
A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, em parceria com o Laboratório de Hipermídias/Memórias do ABC da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), dará início ao projeto Lembranças da cidade: memórias e histórias da gente de São Caetano do Sul, um programa para o registro das histórias de vida de moradores da cidade e […]
- Data: 02/08/2013 17:08
- Alterado: 02/08/2013 17:08
- Autor: Paula Fiorotti
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, em parceria com o Laboratório de Hipermídias/Memórias do ABC da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), dará início ao projeto Lembranças da cidade: memórias e histórias da gente de São Caetano do Sul, um programa para o registro das histórias de vida de moradores da cidade e pessoas atuantes nos mais diversos ramos de atividades (educação, esportes, política, indústria, comércio, cultura etc.), que são os agentes de transformação e construção da história local. O lançamento acontece no dia 15 de agosto, às 14h, com a palestra Memória, Patrimônio e Cidadania: as possibilidades da História Oral, no auditório da USCS – Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50 – Bairro Centro), às 14h.
O jornalista e mestre em História Social Ricardo Santhiago irá ministrar a palestra. Ele atua nas áreas de história oral, história intelectual, música e literatura no Brasil e é autor dos livros Solistas dissonantes: História (oral) de cantoras negras e Alaíde Costa: Faria tudo de novo. Em 2012, com o artigo The Dissonant Lives of Brazilian Black Non-Samba Singers, Santhiago foi vencedor do Oral History Association Article Award, prêmio bienal concedido a trabalhos que oferecem contribuição teórica, metodológica e temática significativa à área de história oral. Sua tese de doutorado Método, metodologia, campo: a trajetória intelectual e institucional da história Oral no Brasil, tratou do desenvolvimento da história oral no país, dos anos 1950 até os dias atuais.
OFICINA – O projeto Lembranças da cidade contempla ainda a realização da oficina História Oral: O que é e como fazer, que será realizada nos meses de agosto e setembro (26/8, 2 e 9/9), das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Hipermídias da USCS – Campus Centro. Nos encontros, a equipe de pesquisadores do Memórias do ABC, coordenada pela Profa. Dra. Priscila F. Perazzo, vai abordar as principais linhas teóricas e práticas de pesquisas vigentes, além de elaborar um roteiro de trabalho conjunto a ser aplicado na realização de entrevistas e demais ações do projeto.
As inscrições para a palestra e para a oficina são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone 4223-4780 ou pelo email [email protected] (o interessado deve informar nome completo, formação, instituição, telefone e e-mail). As vagas são limitadas.