Fundação Pró-Memória conta trajetória da EMI Alice Pina Bernardes
A EMI (Escola Municipal Integrada) Alice Pina Bernardes será a quarta instituição a ser contemplada pelo projeto Era uma vez uma escola... neste ano.
- Data: 14/05/2015 12:05
- Alterado: 14/05/2015 12:05
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Esta é a décima quarta escola beneficiada pelo projeto, que teve início em 2014. A abertura ocorrerá amanhã (15/5), às 16h45, na própria unidade escolar (Rua Herculano de Freitas, n° 265, Bairro da Fundação) e será aberta à comunidade unicamente nesse dia.
O objetivo do Era uma vez uma escola… é retratar a história da unidade escolar por meio de exposição fotográfica, que fica permanentemente no local, e exibição de vídeo com entrevistas de funcionários. Há ainda a produção de uma exposição virtual, que é publicada no site da Pró-Memória (www.fpm.org.br).
HISTÓRIA – Alice Pina Bernardes nasceu em São Caetano do Sul, em 18 de janeiro de 1917, e era filha de Fausto Luís Pina e Bárbara Dias Pina. Estudou no colégio Senador Flaquer, e passou toda a infância no Bairro da Fundação, ajudando os pais em um armazém de secos e molhados.
Mais tarde, casou-se com Antônio Bernardes. O casal teve dois filhos, Alayde e Arthur. Quando o esposo faleceu, Alice viu-se em dificuldades para criar as crianças. Com a ajuda do irmão, conseguiu que Hermógenes Walter Braido, então prefeito da cidade, a empregasse na prefeitura.
Alice passou a trabalhar na área de saúde, no Pronto-Socorro Municipal, sendo muito respeitada por seus colegas e superiores. Faleceu em 10 de agosto de 1983.