Fundação Florestan Fernandes realiza a formatura de 380 alunos
Os estudantes estiveram acompanhados de seus familiares, somando cerca de 1200 convidados no auditório do Centro Cultural Okinawa.
- Data: 17/12/2021 08:12
- Alterado: 17/12/2021 08:12
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Fundação Florestan Fernandes realiza a formatura de 380 alunos
Crédito:Dino Santos/PMD
A instituição profissionalizante Fundação Florestan Fernandes (FFF), mantida pela Prefeitura de Diadema, realizou na noite desta quinta-feira (16/2) a formatura de cerca de 380 alunos de mais de 30 cursos.
Todos os formandos foram chamados ao palco para receber o canudo simbólico, que marca a conquista do diploma. Emocionado, o representante dos alunos, Willykins Alves da Silva, formando do curso de Limpeza de Pele, se disse honrado por discursar. Agradecendo a todos da Florestan, desejou sorte aos seus colegas. “Continuem trilhando o caminho da integridade. Sejam verdadeiros. Desejo a todos uma carreira próspera. Adiante, o futuro nos espera.”
Também na cerimônia, o prefeito de Diadema, José de Filippi Jr., lembrou a importância histórica da Florestan para Diadema. “Inauguramos a Florestan Fernandes em 26 de outubro de 1996. De lá pra cá, formamos milhares de jovens de nossa cidade com essa diretriz: sejam exigentes, continuem no mundo da educação, vocês vão aperfeiçoar o seu ingresso no mundo do trabalho e, por meio do trabalho, com esperança, construir uma sociedade mais justa.”
O diretor-presidente da Fundação Florestan Fernandes, Manoel Eduardo Marinho (Maninho), destacou em seu discurso que a criação de polos educacionais parceiros pela cidade tem aproximado a FFF de quem mora em bairros periféricos. “Temos 15 polos e vamos chegar a 25, chegando perto cada vez mais perto da casa de cada um de vocês.” Nos polos estão sendo oferecidos cursos e oficinas. Eles estão presentes nos seguintes bairros: Vila Alice, Campanário, Taboão, Jardim Arco-Íris, Jardim Marilene, Casa Grande, Serraria, Eldorado, Vila Cruzeiro, Vila Nogueira, Conceição e Jardim Casa Grande.
Também subiram ao palco Patty Ferreira, vice-prefeita e secretária de Assistência e Cidadania; Inês Maria de Filippi, presidenta do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama; Luiz Marinho, ex-ministro do Trabalho e Emprego (2005–2007) e prefeito de São Bernardo do Campo de 2009 a 2016; Clara Otsuki, coordenadora geral do CIDAP (Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional) e Maria Eduarda Ferreira, representante do corpo pedagógico, além dos professores da FFF.
Os alunos formandos eram dos cursos das áreas de Beleza, Gastronomia, Informática, Comércio e Serviços, Juventude, Terapias Naturais, Mecânica Automotiva e Motos, Tecnologia e Inovação, entre outras.
2021
A formatura dos alunos coroou diversas novidades que a Florestan apresentou ao longo de 2021, ano em que comemorou seus 25 anos e atendeu mais de três mil alunos.
Uma das novidades é que a FFF acabou com as provas de ingresso, adotando critérios de seleção por ordem de chegada para oferecer condições iguais para todos. Além disso, concedeu 30 bolsas de estudos para o curso de técnico de enfermagem em escolas parceiras e mais 100 bolsas em um Curso Preparatório para o Enem e Vestibulares.
Na área de tecnologia, um dos destaques foi o desenvolvimento do aplicativo Florestan Cursos, uma plataforma de aprendizagem virtual que os estudantes podem acessar a partir de computadores, celulares e tablets. O aplicativo foi muito importante para a instituição conseguir manter as aulas mesmo em meio à pandemia, mas deverá seguir firme mesmo com as aulas presenciais.