Freada brusca
As vendas de caminhões novos no Brasil recuaram 0,37% em março na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do país. Foram emplacadas em março 6.484 unidades, ante as 6.507 registradas em fevereiro. No acumulado do ano, a queda foi de 5,6% em relação ao […]
- Data: 17/04/2020 10:04
- Alterado: 17/04/2020 10:04
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão Volvo FH 540
Crédito:Divulgação
As vendas de caminhões novos no Brasil recuaram 0,37% em março na comparação com fevereiro, segundo dados divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias de veículos do país. Foram emplacadas em março 6.484 unidades, ante as 6.507 registradas em fevereiro. No acumulado do ano, a queda foi de 5,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019. No primeiro trimestre de 2020, foram emplacados 20.175 caminhões no Brasil. Na soma dos três primeiros meses de 2019, o número de emplacamentos foi de 21.376. No ranking por marca, a Mercedes-Benz liderou as vendas em março, com 34,62% de participação de mercado. O segundo lugar ficou com a Volkswagen, com 24,46%, e em terceiro veio a Volvo, com 19,46%. O segmento de pesados representou 49,81% das vendas de caminhões em março. Em segundo vem os semipesados (25,79%), seguidos dos leves (10,94%), dos médios (7,96%) e dos semileves (5,5%). Por modelo, o Volvo FH 540 foi o caminhão mais vendido do país no primeiro trimestre de 2020. Em março, a marca sueca emplacou 486 unidades do FH 540. No segmento de ônibus, foram vendidos 1.295 chassis em março, uma queda de 29,66% na comparação com as 1.842 unidades emplacadas em fevereiro. No acumulado do primeiro trimestre, foram vendidos 5.294 chassis, o que representa queda de 14,52% em relação ao mesmo período de 2019.
Sem perder o embalo
Apesar do marasmo que tomou conta do mercado automotivo brasileiro por conta das medidas de isolamento social impostas em virtude da pandemia da gripe Covid-19, a Volkswagen Caminhões e Ônibus quer manter seu ritmo de lançamentos previsto para 2020 e garante a chegada da nova família V-Tronic ao mercado. Na família Constellation, já é possível solicitar a nova transmissão automatizada MHD Eaton de 10 velocidades, V-Tronic, para os modelos 17.280, 24.280 e 30.280. Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a nova transmissão traz como resultado a máxima capacidade de controle nas trocas de marchas, o que pode proporcionar uma redução de consumo de combustível de até 5% na média da frota com a padronização. Os clientes interessados têm três alternativas: podem buscar na internet o contato da concessionária mais próxima, com uma equipe em atendimento remoto, falar diretamente com o ChameVolks pelo telefone 0800 019 3333, que direcionará aos profissionais responsáveis, ou utilizar o seu canal direto já estabelecido com o vendedor da rede da marca. “Nosso time está a postos e, graças ao relacionamento próximo que cultivamos com os clientes ao longo dos anos, esses contatos já fluem normalmente”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora.
Correio elétrico
Desde março de 2020, dois caminhões elétricos eCanter estão operando na capital irlandesa Dublin, para o serviço de correios do país, An Post. Com a entrega em Dublin, o eCanter já está sendo utilizado em dez cidades europeias, na Alemanha, no Reino Unido, na França, em Portugal, na Holanda, na Dinamarca e na Irlanda. Os caminhões eCanter são da marca japonesa Fuso, que pertence à Daimler Trucks. Com a adoção dos eCanter, a An Post se tornou o primeiro provedor de serviços postais do mundo a obter status de entrega de emissão de carbono zero em uma capital. Com um alcance de 100 quilômetros, o veículo de 7,49 toneladas atende facilmente aos requisitos de distribuição de curto alcance do centro da cidade aos seus clientes. O sistema de acionamento elétrico transporta um motor (potência de 129 kW e torque de 39,8 kgfm) e seis baterias de alta tensão (com 420 V e 13,8 kWh) de íons de lítio. Nas estações de carregamento rápido, o veículo leva apenas aproximadamente uma hora e meia para recarregar completamente.
Mordomias no Planalto Central
Com aproximadamente quarenta anos de expertise no transporte de passageiros nos segmentos turismo e fretamento, a Gurgel Turismo, tradicional empresa de transporte de passageiros em Goiás, adquiriu uma unidade do Vissta Buss 400 e uma do Vissta Buss DD da Busscar. O Vissta Buss Double Decker é o modelo superluxo da Busscar. Fabricado sobre chassis Scania K440 8×2, tem 15 metros de comprimento, altura de 4,40 metros e lotação para quarenta e oito passageiros no piso superior e doze no inferior. A configuração do veículo, exclusiva para a Gurgel, traz itens como ar-condicionado com saídas individuais, tomadas USB, sistemas multimídia e de monitoramento. O salão interno conta com o requinte e o conforto inerentes aos produtos Busscar, com poltronas Class Leito Turismo no piso superior e Class Leito no inferior.