Fórum da Sociedade Civil de Diadema conclui primeiro ciclo de formação
Palestras que tiveram como tema “Desafio do atendimento conjunto à garantia de direitos” contaram com a participação de cerca de 40 integrantes de instituições assistenciais
- Data: 03/04/2023 09:04
- Alterado: 03/04/2023 09:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Palestras que tiveram como tema “Desafio do atendimento conjunto à garantia de direitos”
Crédito:Mauro Pedroso
O Fórum da Sociedade Civil de Diadema concluiu na última quinta-feira (30) o primeiro ciclo de formação que tem como objetivo qualificar o trabalho desenvolvido pelas lideranças e entidades da sociedade civil da cidade. Com o tema “Desafio do atendimento conjunto à garantia de direitos”, as professoras Roseli Albuquerque e Marcia Guerra abordaram temas como o papel de controle social dos diferentes Conselhos de Defesa dos Direitos, bem como a importância de uma atuação próxima das instituições com os conselhos. O primeiro encontro foi realizado dia 23 de março.
Palestrante do segundo dia de atividades, coordenadora do curso de Serviço Social da FMU, mestre e doutora na área pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), Marcia Guerra, destacou que tanto as entidades da sociedade civil quanto os conselhos devem sempre se atentar à intersecção que se dá entre os diferentes segmentos da sociedade e os seus territórios.
“Quando a gente fala de direitos das crianças e dos adolescentes, a gente precisa saber que se essa criança ou adolescente mora no Centrou ela vai ter uma condição, na periferia ela tem outras vulnerabilidades. Isso é falar também sobre território”, explicou. “Da mesma forma, se a criança é negra ou branca existem outros atravessamentos, isso é estar atendo aos segmentos”, completou. “
Marcia também pontuou que a descentralização do debate, fazendo que os conselhos estejam presentes nos territórios, é fundamental para que as políticas públicas sejam elaboradas e atendam, na sua execução, as particularidades tanto dos territórios, quanto dos segmentos. “O ator da sociedade civil pode e deve ser o provocador dos Conselhos, que por sua vez, são os responsáveis por pensar e gestar as políticas públicas e fazer o controle social, junto com a sociedade civil”, concluiu.
“Os Conselhos são resultado da reivindicação de diversos movimentos sociais para que fosse pactuado que a sociedade civil participasse da construção das políticas”, detalhou Marcia. “E cidadania não é só garantir direitos, mas também garantir a participação da população na construção desses direitos”, finalizou a professora.
Uma das participantes da formação, a assistente social Flavia Aparecida Albuquerque, que atua no Projeto Solidariedade Sem Fronteiras (SSF), destacou a importância da iniciativa das ações formativas do Fórum. “A mobilização do Fórum da Sociedade Civil é muito importante para a gente conseguir avanços, qualificar e expandir a nossa atuação”, afirmou.
O Fórum é ligado ao Fundo Social de Solidariedade de Diadema. “Nosso objetivo é fortalecer as instituições, colaborar com a organização e formalização, para que elas possam atuar cada vez melhor”, avaliou Edson Augusto, do Fundo Social de Solidariedade de Diadema. As próximas formações serão em abril e maio, com os temas “Delimitação do Foco de Atuação das Organizações Sociais” e “Como estar apto à captação de recursos”. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone 4092-5340.