FMABC organiza 16ª edição da “Semana de Enfermagem”
O curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC organiza na próxima sexta-feira (15 de maio) a 16ª edição da Semana de Enfermagem, cujo tema é “O protagonismo da Enfermagem: da interdisciplinaridade à humanização”. A atividade ocorre das 8h às 12h no Anfiteatro do Centro de Pesquisas CEPES e visa a integração entre os […]
- Data: 14/05/2015 16:05
- Alterado: 16/08/2023 18:08
- Autor: Eduardo Nascimento
- Fonte: FUABC
16ª Semana de Enfermagem na FMABC
Crédito:FUABC
O curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC organiza na próxima sexta-feira (15 de maio) a 16ª edição da Semana de Enfermagem, cujo tema é “O protagonismo da Enfermagem: da interdisciplinaridade à humanização”. A atividade ocorre das 8h às 12h no Anfiteatro do Centro de Pesquisas CEPES e visa a integração entre os alunos de graduação, favorecendo a reflexão entre docentes e discentes sobre a prática da profissão, além de celebrar a data-símbolo da enfermagem brasileira. As inscrições são gratuitas, realizadas 30 minutos antes do início do evento.
A abertura dos trabalhos será feita pela coordenadora do curso, Dra. Rosangela Filipini. A partir das 8h30, o tema em destaque será “A equipe multidisciplinar no tratamento dos cuidados paliativos”, sob responsabilidade da enfermeira do Hospital das Clínicas da FMUSP, Livia Takara. Ao final da explanação haverá apresentação de talentos do curso de Enfermagem da FMABC, seguida de palestra com a idealizadora do grupo de voluntários Big Riso, a diretora administrativa da Construtora MBigucci, Roberta Bigucci.
A 16ª edição da Semana de Enfermagem da FMABC é organizada pelo curso de Enfermagem, pelo Centro de Estudos de Enfermagem Maria Belén Salazar Posso e pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Maria Belén Salazar Posso. O encerramento das atividades será marcado por sorteio de brindes entre os participantes.
FLORENCE NIGHTINGALE E ANA NÉRI
A Semana de Enfermagem é celebrada oficialmente no Brasil no intervalo entre 12 e 20 de maio, que representa as datas de nascimento da “mãe” da enfermagem, Florence Nightingale, e de morte da brasileira Ana Néri, considerada o símbolo da enfermagem nacional pelos serviços prestados aos feridos na Guerra do Paraguai. A comemoração foi instituída por Juscelino Kubitschek em 1960, através do Decreto nº 48.202. É celebrada em todo o país pelos profissionais de enfermagem em instituições de saúde, educação e em organizações de classe. O dia 12 de maio é mundialmente conhecido como o dia da enfermeira.