Festival Tanabata Matsuri, em Santo André, atrai público destacando tradição oriental
O evento, que ocorreu neste sábado e domingo (9 e 10), chegou à 16ª edição
- Data: 10/07/2022 17:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Festival Tanabata Matsuri
Crédito:Ângelo Baima
Uma festa repleta de cores e significados. O Festival Tanabata Matsuri, evento com tradição oriental, chegou à 16ª edição em Santo André e foi retomado após dois anos suspenso devido à pandemia da Covid-19. Comidas típicas japonesas, artesanatos, apresentações de dança e até espaço de anime, mangá e de jogos de RPG, marcaram a festa realizada neste fim de semana (9 e 10).
“Uma importante retomada, após o período de pandemia. Manifestação cultural, que traz tradições milenares para a nossa gente. Comidas típicas, apresentações e muitas famílias curtindo o Bunka e o entorno”, destacou o prefeito Paulo Serra, que prestigiou o evento neste domingo (10).
Conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, a partir da sua simbologia, os visitantes participam fazendo pedidos em fitas coloridas (tanzaku) descrevendo seus desejos inspirados em uma lenda japonesa e os penduram em ramos de bambus (Sasa Dake).
“Sempre gostei muito da cultura japonesa e já participo há muitos anos. É uma festa muito bonita para apreciar”, elogiou Ticiana Stela, moradora do bairro Valparaíso, acompanhada dos filhos Noah, de 1 ano, e Micaella, de 9 anos.
Tradição – Celebrada no Japão há mais de um milênio e no Brasil cerca de 30 anos, a lenda celebra a história de amor entre duas estrelas, da princesa Orihime e seu amado, que se encontram uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês. Nessa data, segundo a lenda, seriam realizados todos os pedidos vindos da Terra.
O Festival Tanabata Matsuri realizado em Santo André foi promovido pela Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokai, em parceria com a Prefeitura de Santo André.