Festival de Teatro Adolescente VQV chega a mais uma edição no Sesc Santo André

O festival, que acontece pelo quinto ano consecutivo, convida diversas gerações para um encontro, cumprimentando o passado a partir do momento atual

  • Data: 13/11/2023 10:11
  • Alterado: 13/11/2023 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André
Festival de Teatro Adolescente VQV chega a mais uma edição no Sesc Santo André

Crédito:Sueli Almeida

Você está em:

O Festival de Teatro Adolescente VQV (Vamos que Venimos) Brasil está de volta, celebrando a arte e a juventude. Desde sua primeira edição, em 2018, tem sido uma plataforma dedicada à promoção da formação artística e social do público adolescente latino-americano, abrindo portas para talentos emergentes no mundo do teatro. 

A iniciativa nasceu das visões ousadas de quatro artistas educadores e produtores independentes do ABC, que se uniram para ocupar um espaço na formação artística e social deste público, estabelecendo parcerias institucionais e inserindo o Brasil, em particular a cidade de Santo André, em uma rede cultural pulsante e em desenvolvimento. 

Ao longo de suas edições, o VQV Brasil contou com a colaboração de importantes instituições como a do Sesc Santo André, UFABC, Secretaria de Cultura de Santo André, a Escola Livre de Teatro, entre outras. Além disso, o festival não se limitou apenas na exibição de espetáculos dos grupos de teatro. Desta vez, lança o projeto pedagógico “Produção Jovem”, que visa formar produtores culturais, proporcionando-lhes experiência prática em diversas áreas da produção do festival. 

Os princípios que norteiam o VQV permanecem firmes desde o início, refletindo um compromisso com a juventude e com a cultura. Além de gratuito, é um festival não competitivo, destacando a potência de cada trabalho e enfatizando a diversidade e riqueza criativa dos participantes, incluindo grupos de diferentes naturezas para criar uma rede de adolescentes ligados pelas artes cênicas por toda a América Latina.

O VQV Brasil se tornou um evento significativo e diversificado que reúne jovens talentosos, promove o diálogo intergeracional e inspira mudanças sociais positivas. Esta edição continua ampliando seu alcance e tornando-se alicerce importante para o teatro deste público na América Latina. Confira a programação completa do festival, que ocorre nos espaços do Sesc Santo André, pelo Portal Sesc SP ou pelo site do VQV Brasil.

Programação: 

14/11 – TERÇA-FEIRA 

Cerimônia de Abertura  

Evento celebrativo de abertura do 5º VQV Brasil com apresentação dos integrantes dos grupos e participação especial da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí. 

Horário: 15h

Local: Espaço de Eventos  

Espetáculos 

Vazio Agudo: Uma Utopia Poluída 

Grupo Bando 18 (São Paulo – SP) 

SINOPSE: O espetáculo versa sobre a vivência de diversas “corpas ” que atualmente habitam a cidade de São Paulo. A trajetória através do território perpassa monumentos históricos, populações marginalizadas e violências que se tornaram cotidianas, desmistificando a “cidade dos sonhos”. 

Horário: 17h

Local: Teatro

Duração: 30 minutos

Classificação: 10 anos

Encontros Ancestrais

Grupo Baobá (São Sebastião – SP) 

SINOPSE: Conceição Evaristo foi criada em uma favela no centro de Belo Horizonte e tem muita dificuldade em estudar, pois precisa trabalhar para ajudar a prover o sustento familiar. Ao longo de toda a sua caminhada de estudo e emancipação, se apega a personalidades que foram pioneiras em seus universos artísticos. 

Horário: 19h

Local: Teatro

Duração: 30 minutos

Classificação: Livre 

15/11 – QUARTA-FEIRA 

Espetáculos 

Hoje é Dia de Maria

Constante Grupo Teatral (Ribeirão Preto – SP) 

SINOPSE: Misturando elementos do cotidiano aos elementos oníricos e míticos, o Constante Grupo Teatral dá início a jornada de Maria, uma garota que, por enfrentar a violência doméstica, parte com objetivo de encontrar as franjas do mar. 

Horário: 14h

Duração: 55 minutos

Classificação: 12 anos

Restrições: Cenas de violência doméstica

Local: Sala de Múltiplo Uso 

Amanhã Vai Ser Outro Dia

Grupo Alvorada (Pindamonhangaba – SP) 

SINOPSE: Amanhã Vai Ser Outro Dia conta a história de Zé, um menino que construiu um mundo de sonhos e possibilidades através de sua imaginação, potencializado por sua mãe que carregou a realidade do preconceito e da dificuldade diante da pobreza. 

Horário: 15h

Duração: 16 minutos

Classificação: 12 anos

Local: Foyer do Teatro 

REC(R)EIO

Grupo Núcleo de Iniciação Teatral da Escola Livre de Teatro (Santo André – SP) 

SINOPSE: O que move os estudantes? A escola é mais acolhimento ou aprisionamento? Como os sentimentos dos estudantes e funcionários se entrelaçam ao compartilharem os corredores da escola? Afinal, existem respostas definitivas para essas perguntas? 

Horário: 15h30

Duração: 80 minutos

Classificação: 12 anos Local: Teatro

Restrições: Violência Verbal, gatilhos de ansiedade 

16/11 – QUINTA-FEIRA 

Espetáculos 

Seja Lá Qual For o Pouso 

Grupo Criarnomia (São Vicente – SP) 

SINOPSE: Um artista à espera de um trem busca respostas através de suas emoções e memórias, desde as mais felizes até as mais dolorosas, questionando-se se vai partir ou ficar.

Horário: 10h30

Duração: 30 minutos

Classificação: 12 anos

Local: Teatro 

Contraindicado ao Dizer

Grupo Solo (São Paulo – SP)

SINOPSE: Uma mulher no alto da laje de uma favela rasga e costura diversas vezes o céu da sua boca à procura da sua voz. Aberto e exposto ao público, o experimento é um grito pessoal de solidão engasgada, quase que regurgitada, trilhando um caminho de reflexão pelas vozes que estão cansadas de gritar suas dores e discorrer suas feridas abertas. 

Horário: 14h

Duração: 40 minutos

Classificação: 14 anos

Restrições: O espetáculo pode conter fotossensibilidade

Local: Espaço de Eventos/ ETA 

3023: Uma Odisseia Inbox

Grupo Teatro Singular (Santo André – SP) 

SINOPSE: Quando se tornarão imperceptíveis as diferenças entre os humanos e as máquinas? O novo trabalho do Teatro Singular pesquisa o processo de humanização das máquinas em oposição a um avanço tecnológico que esmaga e, aos poucos, substitui e robotiza as pessoas, em especial os trabalhadores, reduzindo-os a elementos de pura funcionalidade. 

Horário: 17h30

Duração: 80 minutos

Classificação: Livre

Local: Teatro 

SESC SANTO ANDRÉ 

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Compartilhar:

  • Data: 13/11/2023 10:11
  • Alterado:13/11/2023 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados