Festival da Cultura Inglesa tem mostra de cinema com entrada gratuita; veja lista de filme

Fazem parte da mostra, 12 longas de cineastas que contestaram o estereótipo do cinema britânico anti-intelectual e apresentaram temáticas sociais

  • Data: 16/05/2023 20:05
  • Alterado: 16/05/2023 20:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Festival da Cultura Inglesa tem mostra de cinema com entrada gratuita; veja lista de filme

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Cultura Inglesa Festival (CIF) deste ano traz uma mostra inédita com 12 filmes de cineastas britânicos das décadas de 1950 e 1960. A seleção será exibida na Cinemateca Brasileira, entre os dias 18 e 28 de maio com filmes que misturam neorrealismo, linguagem experimental e personagens anti-heróis.

Fazem parte da mostra, 12 longas de cineastas que contestaram o estereótipo do cinema britânico anti-intelectual e apresentaram temáticas sociais. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados uma hora antes de cada sessão.

A curadoria conta com títulos como Almas em Leilão, de Jack Clayton, indicado a oito Oscars; Se…, de Lindsay Anderson, marco da cinematografia britânica na época da contracultura dos anos 1960; Tudo Começou Num Sábado, de Karel Reisz; e Uma Gota de Mel de Tony Richardson, exemplo clássico de um gênero cinematográfico britânico chamado de Kitchen Sink, que partia de um estilo de realismo social para representar a classe trabalhadora. Ao lado de Lindsay Anderson e Karel Reisz, Tony Richardson, diretor de Odeio Essa Mulher, é o mais conhecido realizador do Free Cinema, um movimento britânico atrelado a uma “consciência social”.

A mostra será acompanhada de um minicurso, também realizado na Cinemateca Brasileira, que traça reflexões sobre o Cinema Novo Britânico (“British New Wave”) do ponto de vista de sua contribuição para o realismo cinematográfico no período do pós- Segunda Guerra Mundial.

O curso será dividido em quatro aulas: “1 – O Free Cinema dos anos 1950?; “2 – O Cinema Novo Britânico dos anos 1950 e 1960”; “3 – Reverberações na televisão: Ken Loach”; e “4 – Reverberações na música: dos Beatles ao Artic Monkeys”.

Ministradas por Cecília Mello, professora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Universidade de São Paulo (USP), as aulas serão gratuitas e presenciais aos sábados e domingos, das 16h às 18h (aula 1) e das 15h às 17h (demais). As inscrições para o minicurso devem ser realizadas online.

Além da mostra, o 26º Cultura Inglesa Festival apresenta o Cine CIF, também em parceria com a Cinemateca Brasileira. Serão exibidos quatro filmes selecionados por enquete nas redes sociais: As Aventuras de Paddington, Vingadores – Ultimato, O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel e Interstellar.

Além dos filmes, o Cultura Inglesa Festival conta com uma programação extensa que inclui shows, espetáculos de dança, teatro e poesia, além de oficinas, permeados por debates e diálogos sobre temas da atualidade. As atrações serão presenciais, híbridas e outras totalmente digitais.

Também será disponibilizado um conteúdo on demand, na plataforma digital oficial do 26º CIF, inclusive de apresentações presenciais que serão posteriormente incluídas.

Compartilhar:

  • Data: 16/05/2023 08:05
  • Alterado:16/05/2023 20:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados