FEJESP cria projeto para levar mais diversidade e inclusão às empresas juniores
Pesquisa revela que empresas juniores de São Paulo possuem 75,78% dos integrantes brancos e apenas 4,62% negros
- Data: 31/08/2021 10:08
- Alterado: 31/08/2021 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: FEJESP
Crédito:Divulgação
Tornar as empresas juniores paulistas mais inclusivas e com uma composição que reflita toda a diversidade existente no país. Foi com esse intuito que a Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP) lançou, durante o último Encontro Paulista de Empresas Juniores (EPEJ), maior evento de empreendedorismo jovem do estado, o projeto “Somos”. A iniciativa busca, por meio de workshops, palestras e campanhas de marketing, fazer com que haja um olhar mais atento à diversidade durante os processos seletivos.
Pesquisa realizada pela FEJESP junto às empresas juniores de São Paulo revela que 75,78% dos integrantes dessas instituições são brancos e apenas 4,62% negros. Outro dado que demonstra a necessidade de uma ação voltada ao incremento da diversidade no segmento é quanto à opção sexual. Enquanto há predominância dos que se dizem heterossexuais (78,65%), pouco mais de 4% se identificam como homossexuais. Homens e mulheres trans representam menos de 1%, índice semelhante ao dos jovens portadores de deficiência.
“Esse é um trabalho de educação que terá impacto a longo prazo. Existe uma maioria branca e de classe média nas empresas juniores atualmente. Sabemos que não resolver de uma hora para outra toda essa dificuldade de inclusão, mas é importante dar visibilidade e debater a questão”, diz André Luiz Machado de Souza, diretor de Formação Empreendedora da FEJESP.
Rodrigues ressalta que há um mapeamento sobre as diversas lideranças no Movimento Empresas Juniores (MEJ) e que, nesse quesito, as mulheres já alcançaram 50% desse espaço. Mas ainda há muito a ser feito em relação à representatividade negra, LGBTQIA+ e das pessoas portadoras com deficiência.