Feirão de Crédito no Ciesp Diadema: o jogo do ganha-ganha

Feirão de Crédito realizado na sede do Ciesp em Diadema traz oportunidades para pequenos empresários da região

  • Data: 18/04/2024 17:04
  • Alterado: 19/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC
Feirão de Crédito no Ciesp Diadema: o jogo do ganha-ganha

Empresas e bancos negociam no Feirão de Crédito do Ciesp Diadema

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Diadema recebeu pela primeira vez nesta quinta-feira (18) um Feirão de Crédito reunindo instituições bancárias e empresas do municípios para negociações de financiamentos e empréstimos. Com a presença da prefeitura do município e de representantes do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), o evento visou promover um espaço em que todos os envolvidos se beneficiam.

Com nove instituições financeiras participantes e mais de 80 empresas inscritas, o Feirão de Crédito do Ciesp Diadema teve sua abertura na manhã de hoje com as falas de seu vice-diretor, Edson Vasques; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Diadema (ACE), José Roberto Malheiro; de José Roberto Damasceno, responsável do Fiesp pelo evento; Inge Neto, do Sebrae ABC; do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Fabio Nunes; e Marcelo Strama, ex-secretário da mesma pasta e agora Diretor de Fomento no MEMP.

A cerimônia de abertura foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na íntegra no canal do Ciesp Diadema no YouTube.

Em uma oportunidade de “construir o ambiente de negócios desejado para a cidade de Diadema,” nas palavras do secretário Nunes, foram oito horas de conversas — permeadas ainda por palestras e orientações dadas pelos bancos e agências de desenvolvimento. Empresários de diferentes portes e segmentos tiveram sua chance de apresentar seu negócio, seus objetivos e buscar os recursos necessários para alavancar seu desenvolvimento.

O vice-diretor Edson Vasques pediu que os envolvidos enxergassem o dia como um “jogo do ganha-ganha:” ambos os lados nas negociações deveriam fazer sua parte para que os frutos fossem os melhores possíveis e beneficiassem a todos. Aos bancos, Vasques desejou flexibilidade, com diminuição de suas taxas de juros para favorecer os empresários. Àqueles que empreendem, “apliquem muito bem esse dinheiro — cresçam, se desenvolvam,” disse o diretor. “E depois voltem para pegar mais crédito ainda.”

Abertura do Feirão de Crédito no Ciesp Diadema
Abertura do Feirão de Crédito no Ciesp Diadema (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Crédito para quem faz a economia girar

Apresentando dados sobre o cenário do empreendedorismo no Brasil, Marcelo Strama e Paulo Barbosa, coordenador-geral de programas de fomento do MEMP, trouxeram dados do ministério encabeçado por Márcio França que demonstram a importância para a economia do brasileiro que possui seu próprio negócio. No ano passado, 80% dos empregos formais foram gerados pelas micro e pequenas empresas. Esta fatia do setor produtivo ainda responde por cerca de 27% do PIB nacional.

Marcelo Strama é Diretor de Fomento do MEMP e ex-secretário de Diadema
Marcelo Strama é Diretor de Fomento do MEMP e ex-secretário de Diadema (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Strama e Barbosa ainda detalharam o Procred 360 — programa de renegociação de dívidas que deve ter início na próxima segunda-feira com a assinatura de uma medida provisória pelo presidente Lula. Ela também trará facilidade de acesso a crédito para micro e pequenas empresas: até R$ 360 mil por ano poderão ser captados pelos empreendedores. Como forma de reduzir desigualdades de gênero na sociedade brasileira, mulheres proprietárias ou administradoras terão outro benefício: 50% de limite adicional. Também será removido o prazo mínimo de carência e o máximo expandido para 18 meses.

Paulo Barbosa dá os detalhes do Procede 360
Paulo Barbosa dá os detalhes do Procred 360 (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

O Procred surge em um cenário posterior ao Pronampe — Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Durante o período de 2021 a 2022, o crescimento da Taxa Selic — de 2% a 13,75% ao ano — gerou um alto índice de inadimplência por parte das empresas que contraíram empréstimos. A nova medida visa, portanto, auxiliar aqueles que não estão com suas contas em dia. Barbosa ressaltou que tais iniciativas não acarretam impactos no orçamento da união, sendo feitas com responsabilidade fiscal.

Marcelo Strama fala sobre o Feirão de Crédito

Em entrevista exclusiva ao ABCdoABC, Marcelo Strama destacou como o Feirão de Crédito realizado no Ciesp Diadema está alinhado com três pontos que o Banco Mundial considera vitais para um ambiente favorável aos negócios: acesso a crédito sustentável, ambiente jurídico seguro e desburocratização de sistemas. “Esse evento facilita o acesso ao crédito para os empreendedores aqui do município,” comenta o ex-secretário do município.

Segundo o diretor de fomento do MEMP, o trabalho desenvolvido hoje está nas linhas do que o Procred almeja: fornecer recursos a quem nunca teve esse acesso. Desta forma, o empreendedor deve movimentar ainda mais a economia local, devolvendo este investimento à sociedade. Strama reforça que o crédito fornecido está sob o FGO — Fundo de Garantia de Operações.

Agora em Brasília, Marcelo não deixa de lembrar o potencial de econômico no município onde trabalhou: “Diadema tem um economia pujante, a indústria aqui é muito forte,” afirmou. Participando do Feirão de Crédito que acontece no âmbito do Plano Desenvolve Diadema, projeto de longo prazo que ele ajudou a encaminhar, ele quer agora repetir iniciativas de sucesso em esfera federal. “A gente quer ajudar a tornar sonhos realidade.”

Compartilhar:
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC Fabio Nunes, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema
1
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC Edson Vasques, vice-diretor do Ciesp Diadema

  • Data: 18/04/2024 05:04
  • Alterado:19/04/2024 08:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados