“Família no Parque” reúne comunidade escolar no Parque Pérola da Serra
Projeto acontecerá uma vez ao mês, contemplando as 33 unidades escolares da rede municipal de Ribeirão Pires
- Data: 27/05/2019 17:05
- Alterado: 27/05/2019 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Crédito:Mariana Rodrigues
O Parque Municipal Pérola da Serra, em Ribeirão Pires, recebeu a primeira edição do projeto “Família no Parque”. O evento aconteceu no último domingo, dia 26 de maio, com a participação dos pais, familiares e alunos da Escola Municipal Francisco Lourenço de Melo, localizada no Jardim Iramaia.
A ação promovida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente, com o apoio do Fundo Social da cidade, tem como objetivo proporcionar à comunidade escolar integração entre as famílias com momentos de lazer e destacar a importância da preservação ambiental. O projeto acontecerá uma vez ao mês, contemplando as 33 unidades escolares da rede municipal.
Nesta edição, os alunos e familiares fizeram o plantio da muda de Urucum- espécie nativa da região, que chega a atingir altura de até seis metros. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas e, quando ficam maduras, se abrem e revelam pequenas sementes. O urucum é utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros como matéria-prima para tinturas vermelhas, para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos.
“A proposta é que a escola convide os pais, responsáveis e a comunidade local para a atividade, que trabalha a educação ambiental, preservação e recuperação do Meio Ambiente”, explicou a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente, Juliana Cerezoli.
Para a moradora Jessica dos Santos Nunes, mãe das alunas Agatha e Lorenna, que participaram do projeto, a ação permitiu sair da rotina. “Foi um momento de lazer para toda a nossa família e ainda participamos da atividade de preservação ambiental. É muito importante para todos sair da rotina e ter esse contato com a natureza”.