Falando de Transportes e Transportadoras – Simulação da breve realidade
A Ford inicia teste de entregas urbanas com uma van Transit “autônoma” nas ruas da Europa, para estudar como os veículos que “dirigem sozinhos” podem beneficiar as empresas e como as pessoas interagem com eles. Na verdade, o veículo do teste não é verdadeiramente autônomo e têm um motorista disfarçado de “banco” – quem olha […]
- Data: 24/06/2021 15:06
- Alterado: 24/06/2021 15:06
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Ford Transit da Hermes customizada que imita um veículo autônomo
Crédito:Divulgação
A Ford inicia teste de entregas urbanas com uma van Transit “autônoma” nas ruas da Europa, para estudar como os veículos que “dirigem sozinhos” podem beneficiar as empresas e como as pessoas interagem com eles.
Na verdade, o veículo do teste não é verdadeiramente autônomo e têm um motorista disfarçado de “banco” – quem olha de fora, tem a impressão de que não há ninguém na direção. O objetivo do experimento é que as empresas do setor comecem a projetar como suas equipes poderão trabalhar com veículos sem motorista. As responsabilidades de um condutor de entrega muitas vezes vão além de simplesmente dirigir.
Normalmente, ele também precisa classificar, carregar e entregar os pacotes aos destinatários – ou recolocá-los na van se a entrega não for possível. Nessa pesquisa, o “motorista oculto” da Transit apenas dirige, e entregadores a pé fazem o resto da operação, usando um aplicativo no smartphone para chamar o veículo e destravar o compartimento de carga quando ele estaciona em um local seguro. Lá dentro, o mensageiro é orientado por comandos de voz e telas digitais para chegar ao armário com os pacotes a serem entregues. “Não há melhor maneira de identificar eventuais problemas do que experimentar esses processos na vida real”, explica Richard Balch, diretor de Veículos Autônomos e Mobilidade da Ford Europa.
A marca norte-americana planeja investir cerca de US$ 7 bilhões em veículos autônomos até 2025, sendo US$ 5 bilhões a partir de 2021, como parte de suas iniciativas de mobilidade. E está ainda testando a tecnologia de direção autônoma em seis cidades dos Estados Unidos.