Falando de Transportes e Transportadoras – Na subida do morro

A Hyundai promete entregar 1.600 unidades do caminhão a célula de combustível Xcient Fuel Cell até 2025 na Suíça. Com 9,75 metros de comprimento, 2,51 metros de largura, 3,73 metros de altura e 5,13 metros de distância de entre-eixos, os caminhões sul-coreanos vêm sendo avaliado no país europeu. No teste feito em situações reais por […]

  • Data: 11/08/2021 10:08
  • Alterado: 11/08/2021 10:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Na subida do morro

Caminhão movido a célula de combustível Hyundai Xcient Fuel Cell na Suiça

Crédito:Divulgação

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A Hyundai promete entregar 1.600 unidades do caminhão a célula de combustível Xcient Fuel Cell até 2025 na Suíça. Com 9,75 metros de comprimento, 2,51 metros de largura, 3,73 metros de altura e 5,13 metros de distância de entre-eixos, os caminhões sul-coreanos vêm sendo avaliado no país europeu.

No teste feito em situações reais por vinte e cinco operadores logísticos locais, os veículos, que têm peso bruto total (PBT) de 36 toneladas, já percorreram mais de um milhão de quilômetros. De acordo com a Hyundai, 631 toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera. Segundo a marca, o cálculo foi feito comparando o Xcient Fuel Cell com um caminhão equivalente equipado com motor a diesel.

O modelo é movido por motor 100% elétrico abastecido por energia gerada por meio de uma reação química na célula de combustível abastecida com hidrogênio. Não há emissões de poluentes. Diferentemente do que ocorre com os veículos elétricos, um caminhão a célula de combustível não precisa ficar muito tempo parado em postos de recarga – o Xcient Fuel Cell tem sete tanques com 32,09 quilos de hidrogênio e, de acordo com a Hyundai, encher os tanques leva de oito minutos a vinte minutos, o que permite ao caminhão com carroceria rígida, tração 4×2 e rebocando 18 toneladas poder rodar cerca de 400 quilômetros.

Conforme a Hyundai, o Xcient Fuel Cell entrou em produção em série em 2019 e agora recebeu as primeiras atualizações, incluindo a potência ampliada para cerca de 476 cavalos. A transmissão é automática de 6 velocidades e a velocidade máxima é de 85 km/h. Depois da Suíça, a ideia da Hyundai é oferecer seu modelo na Alemanha e Holanda.

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  • Data: 11/08/2021 10:08
  • Alterado:11/08/2021 10:08
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









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