Falando de Transportes e Transportadoras – Futuro imediato

Chega à Europa o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, produzido na fábrica de Sevelnord, em Russelsheim, na Alemanha. Associando baterias com uma célula de combustível de hidrogênio, o furgão da marca francesa do Grupo Stellantis oferece mais autonomia em modo elétrico sem comprometer as capacidades do veículo. Com mais de 400 quilômetros de autonomia e menos de […]

  • Data: 08/06/2021 14:06
  • Alterado: 08/06/2021 14:06
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Futuro imediato

Citroën ë-Jumpy Hydrogen

Crédito:Divulgação

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Chega à Europa o Citroën ë-Jumpy Hydrogen, produzido na fábrica de Sevelnord, em Russelsheim, na Alemanha. Associando baterias com uma célula de combustível de hidrogênio, o furgão da marca francesa do Grupo Stellantis oferece mais autonomia em modo elétrico sem comprometer as capacidades do veículo.

Com mais de 400 quilômetros de autonomia e menos de três minutos para o abastecimento de hidrogênio, o Citroën ë-Jumpy Hydrogen define as tendências do utilitário elétrico do amanhã. A tecnologia de hidrogênio vem completar a oferta de veículos utilitários elétricos na Europa para atender às necessidades de utilização de 8% das empresas que precisam fazer trajetos superiores a 300 quilômetros ou não têm tempo de recarregar seus veículos durante o dia.

O ë-Jumpy Hydrogen, furgão elétrico com célula de combustível e baterias recarregáveis, é o primeiro modelo da Citroën a adotar essa nova energia. Ele dispõe de três tanques de hidrogênio em fibra de carbono com pressão de 700 bar, que ficam próximos à bateria sob os bancos dianteiros. E como ele gera zero emissão de CO2, os clientes poderão continuar a circular livremente nas zonas urbanas regulamentadas.

O ë-Jumpy Hydrogen é totalmente elétrico e conta com duas fontes de energia: uma célula de combustível de 45 kW que produz eletricidade ao consumir o hidrogênio armazenado em um tanque de três cilindros com pressão de 700 bar e uma bateria de 10,5 kWh que representa uma reserva de 50 quilômetros e entra automaticamente em ação quando o tanque de hidrogênio está vazio. A célula de hidrogênio garante a autonomia do veículo, enquanto a bateria é solicitada nas fases de transição, como as fortes acelerações ou declives que requerem mais potência.

Para garantir um nível de carga suficiente, a bateria, que recupera a energia nas fases de desaceleração, se recarrega automaticamente graças à eletricidade produzida pela célula de combustível de hidrogênio. Ela também pode ser recarregada usando um cabo em uma estação de recarga de veículos elétricos. As primeiras unidades serão entregues no segundo semestre deste ano. No Brasil, o modelo Jumpy com motor a diesel foi lançado em outubro de 2017 e já atingiu 6.112 unidades vendidas. Não há previsão sobre a vinda do ë-Jumpy Hydrogen.

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  • Data: 08/06/2021 02:06
  • Alterado:08/06/2021 14:06
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









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