Falando de Transportes e Transportadoras – Elétrico intermunicipal
Em parceria com as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos, a Embarca se torna a primeira plataforma a adotar ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico no Brasil. A cidade escolhida para circulação dos testes com duração de noventa dias, foi Curitiba, no Paraná. Com capacidade para quarenta e quatro passageiros sentados, o ônibus rodoviário […]
- Data: 01/09/2021 12:09
- Alterado: 01/09/2021 12:09
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Ônibus elétrico BYD D9F com carroceria Marcopolo Viaggio 1050 da Expresso Princesa dos Campo
Crédito:Divulgação
Em parceria com as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos, a Embarca se torna a primeira plataforma a adotar ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico no Brasil.
A cidade escolhida para circulação dos testes com duração de noventa dias, foi Curitiba, no Paraná. Com capacidade para quarenta e quatro passageiros sentados, o ônibus rodoviário elétrico fará o trecho entre a capital paranaense e Ponta Grossa. O modelo BYD D9F com carroceria Marcopolo Viaggio 1050 tem até trezentos quilômetros de autonomia.
A recarga total se dá em um período de até quatro horas. O chassis D9F da marca chinesa, que tem fábrica na cidade paulista de Campinas, é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 kW, está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking da América Latina com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tendência é que o número de ônibus elétricos cresça ainda mais até 2030, aponta o relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.