Falando de Transportes e Transportadoras – Dinâmica elétrica
A fabricante italiana de caminhões, ônibus e comerciais leves Iveco e a empresa norte-americana de veículos com emissão zero Nikola Corporation inauguraram em Ulm, na Alemanha, as instalações da fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre. A produção terá início até o final deste ano, e os primeiros modelos serão entregues para […]
- Data: 05/10/2021 10:10
- Alterado: 05/10/2021 10:10
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão elétrico Nikola Tre
Crédito:Divulgação
A fabricante italiana de caminhões, ônibus e comerciais leves Iveco e a empresa norte-americana de veículos com emissão zero Nikola Corporation inauguraram em Ulm, na Alemanha, as instalações da fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre.
A produção terá início até o final deste ano, e os primeiros modelos serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, a próxima evolução dessa plataforma modular para serviços pesados foi apresentada ao público na forma do protótipo do Nikola Ter movido a célula de combustível – que converte a energia potencial de um combustível (no caso, o hidrogênio) em eletricidade por meio de uma reação eletroquímica.
Esse modelo entrará em produção até o final de 2023. Com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados cobertos, a fábrica de Ulm está prevista para ter uma capacidade de aproximadamente mil unidades por ano e deverá passar por um aumento progressivo nos próximos anos. Planejado e projetado como uma solução de transporte segura, confiável e de alto desempenho, o Nikola Tre é baseado na plataforma de caminhões Iveco S-Way com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial.
A partir dos principais componentes, fornecidos pela alemã Bosch, as equipes projetaram uma plataforma modular capaz de gerar tecnologia de célula de combustível, bem como de propulsão por bateria. O lançamento da tecnologia de bateria impulsionará a maturidade da plataforma do Tre para que, posteriormente, seja adicionada a célula de combustível como uma tecnologia de extensão de autonomia.