Faixa exclusiva para ônibus reduz tempo de viagem no Viaduto Antártica

Análise do Trancity destaca aumento de 10% na velocidade média dos ônibus que operavam nas linhas sentido bairro e centro, antes da implementação

  • Data: 25/10/2021 14:10
  • Alterado: 25/10/2021 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: green4T
Faixa exclusiva para ônibus reduz tempo de viagem no Viaduto Antártica

Crédito:Divulgação/SPTrans

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De acordo com dados do painel Trancity, plataforma desenvolvida pela Scipopulis, empresa da green4T responsável pelo monitoramento do transporte público da cidade de São Paulo, identificou uma redução de 10% no tempo de viagem após a implementação em 27 de setembro, da faixa exclusiva para circulação de ônibus no Viaduto Antártica, no bairro da Barra Funda, com circulação diária de 4 linhas de ônibus, totalizando 4.629 passageiros. As melhorias também foram notadas no tempo de deslocamento tanto no sentido bairro como no sentido centro.

Com base nos registros anteriores (de 20/09 a 24/09) e após a intervenção (entre 27/09 e 01/10), as velocidades computadas nos dois sentidos da via indicam que o pico da manhã (das 6h às 9h) já apresentava bom desempenho. No entanto, o trecho no sentido bairro, durante o pico da tarde (das 14h às 20h), apresentou melhora na fluidez. A velocidade média anterior à operação durante este período era de 19,1 km/h e atualmente é próxima a 21 km/h.

“Essa análise mostra que a implementação de faixas exclusivas contribui efetivamente para o aumento da velocidade dos ônibus, e seus impactos serão maiores conforme a extensão dos trechos aumente e a conexão entre faixas e corredores se intensifique”, afirma Roberto Speicys, cofundador e CEO da Scipopulis. E complementa. “Soluções como essas trazem diversas vantagens: maior rapidez no deslocamento da população, melhor fluidez do trânsito da cidade, redução dos custos para as empresas operadoras e redução da emissão de CO2”.

À frente do projeto estão, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT), executiva de Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que implementaram a faixa, que opera de forma alternada ao longo do dia. “Assim, em dias úteis, o sentido centro da faixa ocorre durante o pico da manhã, enquanto no pico da tarde implementa-se a faixa no sentido bairro. Cada sentido possui extensão de aproximadamente 950 metros”, comenta.

De acordo com Roberto, o informe divulgado pela SPTrans e o Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, está prevista a implantação de aproximadamente 50 km de faixas exclusivas para ônibus durante a gestão atual, sendo que cerca de 13 km tem entrega prevista ainda em 2021.

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  • Data: 25/10/2021 02:10
  • Alterado:25/10/2021 14:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: green4T









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