Exposição “Polo Petroquímico do Grande ABC: histórias que se cruzam”

Museu da Pessoa e Braskem realizam mostra itinerante que exibe histórias de vida de moradores e a relação do Polo Petroquímico com o desenvolvimento local

  • Data: 09/09/2013 12:09
  • Alterado: 09/09/2013 12:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: CDN
Exposição “Polo Petroquímico do Grande ABC: histórias que se cruzam”

Crédito:

Você está em:

Para valorizar a história das comunidades dos bairros Parque Capuava, em Santo André, e Sílvia Maria e Sônia Maria, em Mauá, e relatar o desenvolvimento do Polo Petroquímico na vida dos moradores do entorno ao longo de 40 anos, a Braskem em parceria com o Museu da Pessoa apresenta a exposição itinerante “Polo Petroquímico do Grande ABC: Histórias que se Cruzam”. A mostra será inaugurada no dia 11 de setembro, as 19h00, durante a abertura do 12º Congresso de História do Grande ABC, no Teatro Municipal de Mauá. Lá os visitantes poderão conferir as memórias até o dia 22 e, após esta data, o projeto segue para Santo André.

Na exposição é possível ver, ouvir e ler por meio de vídeos, depoimentos, imagens e textos uma linha do tempo com fatos relevantes da história da comunidade, desenvolvimento urbano, relações de trabalho e presença do Polo Petroquímico na vida de quem viveu a evolução da indústria. Além disso, o projeto também contempla um material paradidático que será distribuído nas escolas locais com objetivo de ajudar os educadores a tratar temas que não são recorrentes nos livros didáticos, mas que são fundamentais na vida dos alunos como, por exemplo, o crescimento da região, valores culturais e reflexão sobre a indústria química no dia a dia. Os professores também passarão por uma formação para que possam tirar maior proveito do material.

 “Um projeto como este é motivo de orgulho para a empresa, já que o acervo servirá tanto para a comunidade local que colaborou com as pesquisas quanto para nós da Braskem. Estas narrativas de vida resgataram a história do relacionamento da empresa com quem mora ao lado e reforçaram a importância do Polo Petroquímico para o crescimento econômico, social e cultural da região”, comenta Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

A exposição, que é gratuita, acontece nos seguintes dias: 11 a 22/09, das 9h às 18h, no Teatro Municipal de Mauá (saguão); 24/09 a 13/10, das 9h às 18h, no Teatro Municipal de Santo André (saguão); 19 a 20/10, das 9h às 17h, na Escola Professor Manoel Cação; 22/10 a 01/11, aos finais de semana, das 9h às 17h, na Escola Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer; e 05/11 a 10/11, aos finais de semana, das 9h às 17h, na Escola Professor Beneraldo de Toledo Piza.

Calendário – “Polo Petroquímico do Grande ABC: histórias que se cruzam”
•          11 a 22/09: Teatro Municipal de Mauá (saguão) – Rua Gabriel Marques, 353 – Mauá/SP – 9h às 18h
•          24/09 a 13/10: Teatro Municipal de Santo André (saguão) – Praça IV Centenário, s/n – Santo André/SP – 9h às 18h
•          19 e 20/10: Escola Professor Manoel Cação – Rua Jorge Monteleone, 362 – Mauá/SP –das 9h às 17h
•          22/10 a 01/11: Escola Professora Maria Josefina Kuhlmann Flaquer – Rua Noel Rosa, 849 – Mauá/SP – aos finais de semana das 9h às 17h
•          05/11 a 10/11: Escola Professor Beneraldo de Toledo Piza – Rua Martinica, 200 – Santo André/SP – aos finais de semana das 9h às 17h

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

Sobre o Museu da Pessoa
Tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários, sites etc., e utilizado posteriormente em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 20 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus, em Portugal, Canadá e EUA. Hoje conta com um acervo de 15 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados