Expansão do bike Itaú amplia oferta de bicicletas elétricas em SP e RJ
São Paulo e Rio de Janeiro terão 2.000 bicicletas elétricas em cada cidade até o fim de 2023 Expansão representa um aumento de 220% no número de e-bikes em relação ao ano anterior
- Data: 06/06/2023 10:06
- Alterado: 06/06/2023 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Tembici
Crédito:Divulgação
Ainda em 2023, o bike Itaú, sistema de compartilhamento de bicicletas da Tembici – líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina – patrocinado pelo Itaú Unibanco, aumentará em 220% sua frota de bicicletas elétricas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, passando a ter 2 mil modais elétricos disponíveis em cada cidade até o fim de 2023. Com a expansão, as cidades tornam-se os maiores sistemas de bicicletas elétricas compartilhadas da América Latina.
No Rio de Janeiro a frota aumentará mais de 160% em relação a 2022. Na cidade, o sistema passará a ter 5.200 bicicletas entre mecânicas e elétricas. Já em São Paulo o aumento é de 300% se comparado a 2022, chegando a 5.200 bicicletas mecânicas e elétricas disponíveis.
Somando as duas capitais, as bikes elétricas já fizeram mais de 12,3 milhões de deslocamentos e economizaram mais de 2,2 mil toneladas de CO², número que equivale a mais de 15 mil árvores poupadas com a economia.
“O Bike Itaú, que completou recentemente 10 anos e foi renovado para a próxima década, é um componente importante de nossa agenda ESG, trazendo para o cotidiano das pessoas conceitos como a intermodalidade e micromobilidade, fundamentais para o futuro dos deslocamentos nos grandes centros urbanos”, explica Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.
Segundo Tomás Martins, CEO da Tembici, a expansão de bikes elétricas é um dos focos da empresa neste e nos próximos anos, uma vez que elas respondem diretamente a demanda de trajetos das grandes cidades, em que cerca de 60% dos deslocamentos têm até 8 km, e podem ser facilmente realizados com as e-bikes, além disso há um enorme potencial de descarbonizar grandes metrópoles com mobilidade sustentável.
“À medida que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro continuam seu crescimento acelerado, estamos atentos às demandas e desafios impostos por esses centros urbanos em expansão. Nesse contexto, investir na expansão das bikes elétricas é uma estratégia que atende à necessidade de deslocamentos curtos e proporciona uma alternativa de transporte eficiente e sustentável. Acreditamos que a adoção das e-bikes pode desempenhar um papel crucial na transformação dessas metrópoles, auxiliando na redução do tráfego, na melhoria da qualidade do ar e no fomento de um estilo de vida mais saudável para os seus habitantes”, ressalta Tomás Martins.
As bicicletas elétricas da Tembici são ideais para trajetos mais distantes, e exigem menos esforço de quem pedala, uma vez que possuem tecnologia de ponta e pedal assistido, ativado ao simples pedalar.
Outra caraterística que otimiza os deslocamentos de elétrica pela cidade é a possibilidade de integração modal, prova disso é que 10 das 10 estações com mais retiradas e devoluções, de bike elétrica, estão nas imediações de estações de ônibus e metrô na capital carioca e paulista, permitindo que as pessoas façam a última milha de sua viagem de forma rápida e acessível.
Rio: Largo do Machado, Central do Brasil, Praça Demétrio Ribeiro, Botafogo Praia Shopping e Metrô Botafogo.
São Paulo: Largo da Batata, Praça do Ciclista, Shopping Center 3, Duque Rebouças e Av. São Luís.
“A integração de modais ativos, como as bicicletas com o transporte público é fundamental para o aumento da mobilidade urbana sustentável. Com essa ação é possível ter trajetos mais eficientes e contribuir para a redução dos congestionamentos e poluição ambiental. Estamos contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável e acessível”, observa Tomás.
Motivações de uso e potencial da expansão
Capital Carioca
Segundo o “Monitoramento Piloto Bicicletas Elétricas no Bike Rio”, um estudo desenvolvido pela Tembici, LABMOB e a Aliança Bike, os principais fatores que motivam as pessoas a pedalar com as bicicletas elétricas no Bike Rio são mais rapidez nas viagens (30%), menor cansaço e suor (25%) e auxílio em subidas (19%). Os resultados do estudo mostraram que o modal elétrico possibilita o aumento e diversidade de trajetos realizados pelos usuários ao atender melhor a diversas necessidades de deslocamentos.
“A expansão do projeto tem enorme potencial para atender diversos perfis de uso”, destaca Tomás Martins. De acordo com dados da Tembici, o bike Itaú, no Rio de Janeiro, tem a maior média mundial de uso de bicicleta compartilhada do mundo, sendo que cada bicicleta chega a ser usada 9 vezes por dia.
Capital Paulista
Dados da Tembici apontam que na cidade de São Paulo, 56% dos usuários utilizam o modal na ida ou volta de seus trabalhos, sendo essa a maior motivação de uso na capital paulista. Enquanto outros 40% também utilizam o modal para lazer.
“Assim, o potencial de deslocamento com bicicletas na cidade é enorme tanto para pessoas que usam para deslocamentos para o dia a dia, quanto para pessoas entregadoras que realizam entregas sustentáveis. O sistema compartilhado tem exatamente o objetivo de atender vários públicos, por isso, a empresa promete sempre investir em um sistema democrático, que favoreça os usuários e as cidades”, ressalta Tomás Martins.