Eventos destacam papel relevante do Programa Mães Guardiãs

Programa da Prefeitura de São Paulo tem atuação na rede municipal de ensino em atividades de busca ativa e em hortas pedagógicas

  • Data: 23/05/2024 12:05
  • Alterado: 23/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Eventos destacam papel relevante do Programa Mães Guardiãs

Mães Guardiãs

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

Dois eventos realizados nesta segunda-feira (20) destacaram a atuação do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs da Prefeitura de São Paulo. Com papel relevante na Rede Municipal de Ensino, a atuação das mulheres foi ressaltada no lançamento da campanha “Estudante Presente Transforma Futuros”, uma parceria da administração municipal com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, agência especializada da ONU), que visa estimular a presença e frequência de crianças e jovens nas escolas. Outra atividade que valorizou a atuação das Mães Guardiãs foi a homenagem promovida pelo Movimento Mulheres Positivas.

O programa Mães Guardiãs, uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é uma política pública criada em 2021, inicialmente voltada a aplicação de protocolos de saúde no período pandêmico. Atualmente, a ação contribui no combate à evasão escolar, disponibilizando 7 mil vagas para mães e mulheres da comunidade escolar, que estejam em vulnerabilidade social. O grupo atua em frentes de trabalho em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na capital e contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.482,60, trabalhando de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia.

As mulheres integram também a modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar em hortas mantidas pelas unidades escolares, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis. O papel das participantes também é na disseminação da cultura de paz e não violência, acolhimento dos estudantes e estreitamento de laços entre unidades escolares e comunidades.

“O programa passou por uma evolução importante. As mulheres, que antes prestavam um trabalho valoroso na volta as aulas, durante a pandemia, agora desempenham uma função de ajudar a rede municipal a manter seus alunos na escola. A educação é uma ferramenta de extremo valor para o empoderamento do cidadão e em nossa cidade o índice de evasão escolar caiu nos últimos anos, passando de 0,95% para 1,35%. Todos os esforços são importantes a fim de que os alunos possam concluir seus estudos”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

Homenagem

As ex-beneficiárias Letícia Gomes e Carla Carolina Pinheiro, além da atual Mãe Guardiã, Mônica Karoline da Silva, foram homenageadas durante o Prêmio Mulheres Positivas, entregue nesta segunda no Centro Cultural Olido. O reconhecimento integra a ação que valoriza e celebra mulheres do dia a dia, que têm impacto em suas comunidades e na sociedade em geral.

Letícia, 26 anos, atuou por volta de um ano como Mãe Guardiã, em 2022 no CEI São Jorge Arpoador, no bairro do Butantã, na zona oeste da Capital. Tem uma filha de 6 anos e está cursando pedagogia, além de fazer estágio. Já Carla Carolina Pinheiro aproveitou sua experiência no programa para dar continuidade na área e agora trabalha como Auxiliar Técnica de Educação.

O prêmio foi idealizado pela empresária Fabi Saad, que também busca viabilizar oportunidades para o universo feminino, por meio do Movimento Mulheres Positivas em sete países, incluindo o Brasil. Entre as premiadas desta edição estiveram a enfermeira da área de transplante, Salete Freire, a professora de dança, Larissa Lima, e Verônica Potência, que atua com transporte de caminhões.

Compartilhar:

  • Data: 23/05/2024 12:05
  • Alterado:23/05/2024 12:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados