Eventos como o Arraiá Pet incentivam adoção e guarda responsável de cães e gatos
Trabalho realizado o ano todo é reforçado em ações como a festa junina do sábado, em que 13 animais foram adotados; 243 ainda estão à espera de um lar
- Data: 20/06/2023 11:06
- Alterado: 20/06/2023 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Arraiá Pet
Crédito:Prefeitura de SP
“Já estava cogitando adotar há algum tempo e a experiência no Centro Municipal de Adoção foi incrível, porque eu vi animais bem-cuidados e tenho certeza de que serão muito felizes na nova casa”, relata Flávia de Oliveira Aguiar, que aproveitou o Arraiá Pet para se tornar tutora de dois gatos, promovido no último sábado (17) pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.
O objetivo de eventos como esse é justamente conscientizar a população sobre a importância da adoção e da guarda responsável. Em 2021 houve 272 adoções no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, e em 2022 foram 369, várias delas realizadas em ações especiais como a do último fim de semana.
“Iniciativas como essa são importantes pois aumentam as chances de os nossos animais serem adotados por pessoas amorosas, conscientes e responsáveis. Acredito que conseguimos sensibilizar até os munícipes que não adotaram durante o evento, porque eles puderam conhecer mais do nosso trabalho e, quem sabe, comecem a refletir sobre a guarda responsável e a ideia de adotar um cão ou gato”, ressalta Analy Xavier, coordenadora da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
Durante o Arraiá Pet, 13 animais, sendo 8 cães e 5 gatos, ganharam um novo lar, e outros dois foram adotados nesta segunda-feira (19) por pessoas que foram à festa. “Alguns munícipes ficaram de retornar nesta semana”, conta Analy.
Além de conhecer os animais disponíveis para adoção, o público presente também conseguiu aproveitar uma programação repleta de atrações temáticas, como correio elegante, barraca do “lambeijo”, pescaria, tenda kids com atividades para as crianças, tenda “Que Bicho é Esse?” e desfile de animais. Houve também um concurso de fantasia para cães, no qual Ivi, uma fêmea de porte médio, ganhou o primeiro lugar.
Condições para adotar um pet:
Vale destacar que o serviço de adoção ocorre durante o ano inteiro. Os 243 animais disponíveis estão vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA).
O horário de atendimento no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos é das 9h às 17h de segunda a sexta-feira e das 9h às 15h aos sábados. Para adotar, o cidadão precisa ser maior de 18 anos de idade, apresentar Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e pagar uma taxa administrativa no valor de R$ 31,20. Os interessados devem levar ainda uma coleira com guia se for adotar um cão ou uma caixa de transporte caso queira adotar um gato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2974-7892.