Estudo promete novas opções de tratamento para pacientes com câncer

A pesquisa conseguiu experimentar uma terapia personalizada com 35% dos pacientes com câncer em estado avançado

  • Data: 22/04/2019 13:04
  • Alterado: 22/04/2019 13:04
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Estudo promete novas opções de tratamento para pacientes com câncer

Crédito:Agência Brasil

Você está em:

Publicados hoje na Nature Medicine, os resultados do WINTHER, o primeiro estudo do WIN Consortium – perfil genômico e transcriptômico que amplia a precisão do medicamento contra o câncer – mostra que o perfil de RNA em conjunto com o teste de DNA, corresponde em mais pacientes com câncer avançado para terapias personalizadas do que o perfil de DNA para mutações tumorais isoladamente.

O ensaio WINTHER, liderado por investigadores do Instituto de Oncologia Vall d’Hebron na Espanha, Centro Médico Chaim Sheba, em Israel, Gustave Roussy e Centro Léon Bérard, da França, Centro de Câncer Segal, McGill University, no Canadá, UT MD Anderson Cancer Center, Universidade da Califórnia em San Diego e Moores Cancer Center  dos Estados Unidos, teve como objetivo expandir a oncologia de precisão para pacientes com tumores sólidos avançados que progrediram após o tratamento com terapias padrão.

Pela primeira vez na clínica, o ensaio WINTHER aplicou um teste de expressão do RNA para adequar o medicamento de precisão em oncologia a um número maior de pacientes com base no aumento da expressão de RNA em tumores em comparação com os tecidos normais.

Trezentos e três pacientes foram inscritos no WINTHER, sendo que 107 dos quais foram tratados de acordo com as recomendações feitas por um comitê de especialistas em câncer em cinco países. Esses pacientes tinham sido tratados previamente, e um quarto tendo recebido cinco ou mais linhas anteriores de terapia. Dos 107 pacientes, 69 receberam tratamento baseado no perfil de mutação do DNA e 38 com base em perfis de RNA. No geral, o estudo WINTHER conseguiu combinar terapia personalizada com 35% dos pacientes com câncer avançado.

“A estratégia empregada no WINTHER resultou em uma maior proporção de pacientes tratados do que em muitos estudos de medicamentos de precisão. Ensaios anteriores identificaram tratamentos potenciais para entre 5% e 25% dos pacientes com base apenas nos perfis de DNA, nossas descobertas representam um passo importante para cumprir a verdadeira promessa do medicamento de precisão em oncologia”, disse Richard L. Schilsky, presidente do WIN Consortium e diretor médico da ASCO.

Neste estudo, os pacientes foram avaliados pela primeira vez quanto a alterações direcionáveis nos genes do câncer. Aqueles que não foram combinados com medicamentos baseados em alterações de DNA receberam um tratamento adaptado às diferenças na expressão gênica entre os tumores dos pacientes e os tecidos normais, que foram avaliados usando um algoritmo patenteado desenvolvido pelo WIN Consortium. As comparações com tecidos normais mostraram-se essenciais devidoàexpressão de RNA altamente variável entre pacientes e em todos os tipos de tecidos normais. Os pesquisadores do WINTHER mostraram que a expressão do RNA pode ser usada para expandir as opções de terapia personalizada para os pacientes e que a biópsia normal do tecido é segura e aceita pelos pacientes.

Os pacientes que receberam terapia idealmente adaptada às suas respectivas alterações de DNA, ou consistentes com a recomendação do algoritmo para tratamento guiado por RNA, responderam melhor. Os pacientes com bom desempenho e alto grau de pareamento tiveram uma sobrevida global mediana significativamente maior, de 25,8 meses versus 4,5 meses para outros. Houve também uma correlação entre o grau de correspondência e a sobrevida livre de progressão, independentemente do número de terapias anteriores. “É importante ressaltar que nossos resultados mostram que pacientes tratados com um medicamento ou regime mais próximo ao perfil molecular de seu tumor são melhores”, observou Razelle Kurzrock, colíder do estudo WINTHER e diretor do Centro Moores de Terapia Personalizada contra o Câncer da UCSD.

“A avaliação de RNA é um importante complemento dos perfis de DNA para determinar os tratamentos de precisão. O WINTHER entra em uma nova era para os medicamentos personalizados em oncologia”, concluiu Josep Tabernero, vice-presidente do WIN Consortium, diretor da VHIO e presidente da ESMO.

Compartilhar:

  • Data: 22/04/2019 01:04
  • Alterado:22/04/2019 13:04
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados