Estudo do IGC revela a extensão do estrago causado pelas chuvas em São Sebastião
As imagens estão sendo utilizadas pela pasta no planejamento para a construção de moradias temporárias e permanentes para a população
- Data: 02/03/2023 13:03
- Alterado: 31/08/2023 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: CDHU
Vila Sahy 2022 - Imagem IGC
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) solicitou ao Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) um estudo em alta resolução da região afetada pelos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas na região de São Sebastião no carnaval. As imagens estão sendo utilizadas pela pasta no planejamento para a construção de moradias temporárias e permanentes para a população atingida e outras áreas do governo como a Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Transportes.
O Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC) é uma instituição do Estado de São Paulo que aplica conhecimentos geográficos na realização de atividades técnico-científicas como a edição de produtos cartográficos de alta precisão. Atua na solução de problemas da Divisão Administrativa e Territorial na demarcação de território dos municípios de São Paulo, caracterização de drenagem. Criado em 1979, sucedeu o Instituto Geográfico e Geológico (1938-1975) e a Comissão Geográfica e Geológica (1886-1931). Suas atividades incluem a coordenação com agências Cartográficas e Geográficas Federais e a produção de mapas topográficos.
Em janeiro o Governo de São Paulo transformou a antiga Secretaria da Habitação em Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação por identificar a necessidade de um planejamento estruturado do crescimento das cidades e regiões metropolitanas do Estado com uma visão mais abrangente que permitisse a convergência de ações com uma visão de longo prazo. A SDUH foi criada com esta responsabilidade e uma forte orientação para buscar uma coordenação com outros órgãos e áreas do Governo para um planejamento baseado em dados e tecnologias que permitam direcionar as políticas públicas para soluções definitivas e sustentáveis.
O estudo realizado para o enfrentamento a emergência em São Sebastião evidencia o papel fundamental que o IGC terá para a SDUH e para o Governo no desenvolvimento do Estado de São Paulo na busca pela melhoria sustentável da qualidade de vida da população.