Estudo discute as práticas da educação especial no Grande ABC durante a pandemia

Pesquisa foi realizada com 23 docentes atuantes em instituições escolares públicas e privadas da região

  • Data: 22/02/2023 17:02
  • Alterado: 22/02/2023 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: USCS
Estudo discute as práticas da educação especial no Grande ABC durante a pandemia

USCS Conceição

Crédito:Divulgação

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Uma pesquisa no âmbito da Iniciação Científica, realizada pela aluna da USCS, Ana Carolina Bresciani Valverde, procurou verificar em que medida o Design Universal para a Aprendizagem (DUA) pode apoiar as práticas da educação especial inclusiva no ensino remoto, em tempos de isolamento social, por causa do COVID-19. Seu foco foi o ensino remoto no campo da educação especial. 

Ana Carolina conta que, com a declaração de estado de pandemia do COVID-19 em março de 2020 e a consequente emergencial implantação do ensino remoto em diversos países, inclusive no Brasil, “buscamos entender como se deu a educação especial na perspectiva inclusiva durante o fechamento das escolas brasileiras. Pesquisamos, especialmente, os dados oficiais disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo e pelas secretarias municipais de educação pertencentes às redes municipais de ensino pesquisadas. Buscamos informações sobre as estratégias e recursos pedagógicos que foram utilizados pelas escolas no novo formato de ensino, a saber, o ensino remoto emergencial”. 

A pesquisadora explica que o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) baseia-se em princípios norteados pela multiplicidade de formas e materiais para o ensino inclusivo. “Invisível nas políticas públicas criadas durante a pandemia, o público-alvo da educação especial vem lidando com situações de desigualdade de acesso às diferentes possibilidades tecnológicas, sociais e culturais existentes. Logo, podemos reconhecer a iminente importância de repensar e reestruturar a educação inclusiva, considerando o atual cenário caracterizado por relações humanas virtuais e pela negação de direitos”, avalia. E complementa: “Entendemos que o Design Universal para a Aprendizagem vem ao encontro dessa necessária reestruturação, inclusive, no ensino remoto emergencial”.

Ana Carolina relata que, segundo a pesquisa “Políticas e Estratégias dos Sistemas Municipais de Ensino do ABC Paulista durante a pandemia de Covid-19”, realizada por pesquisadores do Mestrado Profissional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), da Universidade Cidade São Paulo (UNICID) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no primeiro semestre de 2020, os estudantes com deficiências e/ou transtornos funcionais específicos, em situação de acolhimento institucional (abrigo), e imigrantes, foram os mais prejudicados pelas estratégias adotadas para o ensino remoto nas escolas públicas municipais do grande ABC paulista. “Recebendo inadequado atendimento às suas especificidades, tais educandos sofreram de maneira mais acentuada os impactos da exclusão escolar digital advindos da nova organização de trabalho educacional durante a pandemia”, avalia. 

Como resultado de sua pesquisa que envolveu 23 docentes da região, a pesquisadora propôs um tutorial, em formato de áudio aula, sobre como aplicar os princípios do Design Universal para a Aprendizagem no ensino remoto síncrono. “Reunindo textos escritos, imagens e áudios, o referido tutorial possui o intuito de orientar professores e professoras que desejam implementar os princípios do DUA nas aulas virtuais síncronas, tornando o planejamento curricular inclusivo, flexível e acessível a todos os aprendizes”, conta Ana Carolina. 

Segundo a orientadora da pesquisa de Iniciação Científica realizada pela aluna e professora da USCS, Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders, o trabalho de Ana Carolina apresenta um retrato da situação do ensino no contexto da pandemia do COVID 19, colocando luzes especialmente sobre o problema da exclusão digital num tempo em que o ensino remoto por meios digitais era a única possibilidade. No entanto, a pesquisa também é propositiva por apontar as possibilidades do trabalho com o DUA no ensino online síncrono (pois ele fazia parte do cotidiano docente), apoiando professores e professoras com o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem. 

O programa de Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS tem como objetivo geral a qualificação de docentes e gestores para uma atuação profissional ética e transformadora de processos aplicados, no âmbito da Educação Básica, realizada por meio da integração do conhecimento teórico com o prático. Desta maneira, procura contribuir com a criação de práticas educativas reflexivas que colaborem numa atuação mais qualificada na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Média.

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  • Data: 22/02/2023 05:02
  • Alterado:22/02/2023 17:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: USCS









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