Estudantes de gestão pública visitam central de videomonitoramento de Diadema
Alunos da UFABC estão conhecendo, ao longo da semana, políticas públicas da Prefeitura que são referência; na sexta (5/5), estudantes vão conversar com o prefeito José de Filippi Júnior
- Data: 04/05/2023 21:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secom-PMD
Crédito:Mauro Pedroso/PMD
Um grupo de nove alunos do curso de Políticas Públicas da UFABC (Universidade Federal do ABC), acompanhados de uma professora, visitou, na quarta-feira (3/5), a Central Integrada de Monitoramento (CIM) de Diadema. O espaço funciona na sede da Secretaria de Segurança Cidadã, na Vila Nogueira.
Os alunos são parte de um grupo maior de 60 estudantes da universidade que está visitando o município desde o início da semana. O objetivo é conhecer ações e políticas públicas implementados pela Prefeitura de Diadema que são referência em diversas áreas: além de segurança, planejamento, educação, cultura, habitação e segurança alimentar. A visita termina na sexta-feira (5/5), quando os estudantes terão a oportunidade de conversar com o prefeito José de Filippi Júnior.
Inaugurada no final do ano passado, a CIM está conectada a 25 torres de vigilância instaladas em pontos estratégicos do município. Cada torre tem seis câmeras: quatro fixas e de alta definição, uma que gira 360 graus e outra para situações de emergência. Além disso, a Central de Monitoramento recebe imagens de câmeras localizadas nas escolas da cidade, cerca de 190 ao todo.
As cerca de 350 câmeras transmitem imagens em tempo real a um sistema operado por integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) e Defesa Civil.
Durante a visita, os estudantes conversaram com os guardas civis responsáveis pelo funcionamento da Central e puderam fazer perguntas sobre detalhes do monitoramento e do sistema de câmeras, por exemplo sobre os critérios usados para detectar possíveis atividades delituosas.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, que também conversou com os estudantes, o CIM está evoluindo sempre, inclusive tem a meta de incorporar, futuramente, mais câmeras ao seu sistema, como as da rede particular, presentes em comércios e empresas.
“A lógica por trás de um sistema de monitoramento por câmeras como o de Diadema – ideia que algumas cidades vêm discutindo e adotando nos últimos 10, 15 anos – é ampliar a sensação de segurança que as pessoas sentem e inibir tipos específicos de crime, como furtos e roubos. Além disso, ajudam na investigação e identificação de suspeitos”, esclarece Mariano.
Aos estudantes, o secretário falou sobre algumas das políticas públicas adotadas por sua secretaria que fazem de Diadema referência no setor, como o programa Ronda Cidadã, que aproximou a GCM da população ao utilizar novos protocolos para sua ação, por exemplo em situações de flagrante; a Operação Bairro Seguro, que é a concentração da guarda em determinadas regiões do município durante períodos específicos de tempo; e as políticas de proteção e defesa da mulher, como a atuação da Patrulha Maria da Penha, que age para prevenir delitos contra essa parcela da população.
Gustavo Matheus de Morais, um dos estudantes de políticas públicas, falou sobre a visita. “A estrutura da Central é realmente impressionante. São muitas câmeras, considerando a extensão territorial de Diadema, o que faz com que o monitoramento da cidade seja bem amplo.”
Para Gustavo, a Prefeitura está no caminho certo no que se refere à segurança. “Uma aprendizagem importante da visita que fizemos é como o poder público municipal pode atuar na segurança, ou seja, próximo dos cidadãos e fazendo com que guarda seja parceira da sociedade, trabalhe junto, de maneira comunitária. Com certeza esse conjunto de políticas podem se tornar referência para outros municípios”, completa.
Mariano afirma que a visita do grupo foi uma boa troca de experiências com os estudantes, que se mostraram preparados e comprometidos com uma visão de gestão pública que considera a democracia e as necessidades da sociedade. “Gostei muito das perguntas dos estudantes. Acho que Diadema é um espaço privilegiado para discutir gestão pública, não apenas em segurança, mas em diversas outras áreas da Prefeitura, que eles estão visitando ao longo da semana.”