Estoques no Banco de Sangue de Santo André estão em estado crítico neste início de ano
São necessárias cerca de 60 doações diárias, para que se mantenha um equilíbrio nos estoques
- Data: 08/01/2024 13:01
- Alterado: 08/01/2024 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André
GSH Banco de Sangue de Santo André
Crédito:Divulgação
O GSH Banco de Sangue de Santo André faz um apelo aos doadores e à população em geral para que compareçam à instituição urgentemente para efetuarem sua doação de sangue e de plaquetas. Com as festas de fim de ano e as férias, houve uma queda ainda mais acentuada nas doações, que já estava com um déficit de 70% em dezembro.
“Estamos enfrentando um período muito crítico”, diz Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue. “Caso as doações não se normalizem, há o risco de faltar bolsas de sangue para os pacientes que estão internados nos hospitais em tratamentos diversos”.
Segundo a líder, são necessárias cerca de 60 doações diárias, para que se mantenha um equilíbrio nos estoques. “Porém, neste momento estamos recebendo apenas cerca de 15 a 20 doações por dia, o que é muito pouco. Precisamos de doações de todos os tipos sanguíneos”, enfatiza.
A instituição alerta que a demanda por hemocomponentes aumenta consideravelmente nesta época do ano, principalmente em razão dos acidentes de trânsito nas estradas, onde há um número maior de veículos em circulação.
GSH Banco de Sangue de Santo André funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.