Estado de São Paulo possui 298 municípios com Selo Paulista de Longevidade
São três níveis de certificação: inicial, intermediário e pleno; O programa SP amigo do Idoso também conta com 183 equipamentos para idosos, sendo 59 entregues nesta gestão
- Data: 05/12/2022 11:12
- Alterado: 15/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
Imagem Ilustrativa
Crédito:Junior Camargo
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, contemplou nos últimos dez anos 298 municípios com o Selo Paulista de Longevidade, do Programa São Paulo Amigo do Idoso. O selo é uma forma de incentivar e reconhecer ações dos municípios voltadas ao acolhimento e promoção da longevidade.
Os selos são certificados como nível inicial, intermediário e pleno. Para obter cada nível, o município precisa seguir alguns passos estabelecidos no Guia Paulista de Longevidade, entre eles, assinatura do termo de adesão, criação de Conselho Municipal do Idoso, cadastramento de idosos no Cadúnico, ações para ampliar a cobertura dos idosos que têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e criação do Fundo Municipal do Idoso.
Além do selo, o Programa São Paulo Amigo do Idoso busca atender os menos favorecidos oferecendo 115 Centros de Convivência do Idoso, com capacidade de atendimento de até 200 pessoas, e mais 68 Centros Dia do Idoso, com capacidade de atendimento de até 50 idosos, e ainda a implantação de 8 Centros de Longevidades Ativas (CLAs), que terão capacidade de atender até 200 pessoas. Todos os equipamentos têm foco na convivência, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e inclusão digital. São serviços de proteção básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.