Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM recebe roda de capoeira na quinta-feira
O evento acontece em homenagem ao Dia do Capoeirista das 15h às 16h
- Data: 02/08/2023 08:08
- Alterado: 02/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Imagem Ilustrativa
Crédito:Reprodução
Uma roda de capoeira vai homenagear o Dia do Capoeirista, comemorado no estado de São Paulo nesta quinta-feira (03/08), na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 7-Rubi, das 15h às 16h.
Com a participação de 15 capoeiristas, a tradicional manifestação cultural afro-brasileira que une arte, música, dança, jogos e movimentos de luta será apresentada pelo grupo de Capoeira Estilos e Discípulos, comandada pelo Mestre Serpente e Formado?Paranauê.
História da Capoeira
A história conta que a capoeira surgiu como uma manifestação das pessoas escravizadas como uma forma de resistência à opressão e violência imposta pelo sistema escravagista no Brasil. Atualmente, a capoeira se mantém viva para reverenciar seus ancestrais, como uma mensagem de resistência permanente, além de promover a cultura e a integração social.
“Criada no Brasil pelos escravos no tempo colonial, a capoeira, uma luta disfarçada de dança, foi a arma utilizada para lutar por libertação. Hoje, a capoeira se tornou um esporte considerado patrimônio imaterial da humanidade, sendo uma arte genuinamente brasileira na qual envolve muita história, musica, expressão corporal, e claro, a luta e defesa pessoal que sempre foi o seu fundamento inicial”, explica o professor Julio Cesar de Castro (Formado Paranauê).