Estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda recebe ação sobre esclerose múltipla

Atividade é fruto da parceria entre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e a Proz Educação

  • Data: 26/08/2022 12:08
  • Alterado: 15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ViaMobilidade
Estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda recebe ação sobre esclerose múltipla

No local

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Estação Grajaú da Linha 9-Esmeralda vai receber uma ação de conscientização sobre esclerose múltipla nesta sexta-feira, 26, das 10h às 15h. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo, com a Proz Educação, escola de educação profissionalizante.

Na estação, alunos, sempre acompanhados por um professor graduado em enfermagem, fazem orientações sobre o tema com entrega de um folheto explicativo. A ação está sendo realizada em meio ao Agosto Laranja, que visa a conscientização e o combate à esclerose múltipla.

Além das orientações, os passageiros terão a oportunidade de passar em atendimento. Será realizada aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Os estudantes também darão orientações sobre os sintomas da doença, que são variados e dependem da parte do sistema nervoso que foi afetada.

Entre os sintomas mais comuns estão fraqueza, distúrbios de equilíbrio, entorpecimento, transtornos visuais, tremores, vertigens, sensação de rigidez dos membros, fadiga, problemas na fala, no intestino e alterações na bexiga.

Quanto mais cedo o tratamento é iniciado maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo, reduzindo o número de surtos clínicos, de lesões e de sequelas neurológicas.

Sobre a doença

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. A esclerose múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.

A ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) estima que a doença crônica afeta cerca de 35 mil brasileiros atualmente.

Compartilhar:

  • Data: 26/08/2022 12:08
  • Alterado:15/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: ViaMobilidade









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados