Escola Estadual Adib Chammas recebe edição do ‘Se Liga na Parada’
Iniciativa atenderá adolescentes do Jardim Santa Cristina em Santo André; atividade propõe discussão de assuntos relacionados à prevenção de doenças, drogas e gravidez
- Data: 30/09/2013 17:09
- Alterado: 30/09/2013 17:09
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Nesta terça-feira (1º), o programa Se Liga na Parada, iniciativa da Área de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Gabinete de Santo André, levará 12 oficinas artísticas para a Escola Estadual Adib Chammas, de Ensino Fundamental II, no Jardim Santa Cristina. Por meio dessas ações, o principal objetivo é a sensibilização dos jovens para assuntos relacionados aos cuidados da saúde, prevenção de doenças, drogas e gravidez indesejada, além de destacar a importância do estudo e de uma boa formação.
O Se Liga na Parada propõe um trabalho amplo sobre reflexão e conscientização de comportamentos dos jovens com idades entre 15 e 24 anos, todos moradores do município. A ferramenta contribui para o fortalecimento da cidadania da juventude. A ação é desenvolvida de maneira matricial, em parceria com outras secretarias, assessoria de juventude, Faculdade de Medicina do ABC e com coletivos de jovens da cidade.
A primeira ação do grupo foi em Paranapiacaba, durante o Festival de Inverno, em julho. Agora, a Adib Chammas será a primeira escola a ser atendida pelo programa, ideia que surgiu dos próprios integrantes da Área de Políticas Públicas para Mulheres, no decorrer das atividades realizadas na Vila. “Escolhemos o Jardim Santa Cristina para fazer a reestreia da iniciativa por ser um bairro carente, que necessita de atuação do poder público”, justificou a coordenadora do programa, Karla Rampim Xavier.
Segundo Karla, o Se Liga na Parada – desenvolvido na cidade até 2008 – aborda a democratização de informações, trabalhando perspectiva de vida e gênero. “O nosso foco é estimular a participação cidadã como estratégica de mudança e autonomia, sempre trabalhando com uma linguagem de jovem para jovem, envolvendo educação, esporte, cultura, arte e criatividade”, explica.
ESTRUTURA – No total, 20 profissionais e técnicos estarão na escola, com cerca de 250 alunos – apenas no período da tarde –, desenvolvendo oficinas de rap, grafite, funk e sexualidade, entre outras. A atividade entra na grade da programação da instituição, por sua relação direta com o tema educação. Na segunda etapa, programada para ocorrer na próxima semana, serão desenvolvidas ações com os estudantes da manhã e da noite, totalizando os 750 alunos da escola.
Mais informações sobre o Se Liga na Parada podem ser obtidas pelo telefone 4433-0163.