Escola de Ecologia comemora Dia do Folclore em São Caetano
Celebrado nesta quinta-feira (22/8), o Dia do Folclore brasileiro mereceu comemoração especial por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Na data, o Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros, localizado no Bairro Mauá, recebeu durante todo o dia aproximadamente 260 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ângelo […]
- Data: 23/08/2013 15:08
- Alterado: 23/08/2013 15:08
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Celebrado nesta quinta-feira (22/8), o Dia do Folclore brasileiro mereceu comemoração especial por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Na data, o Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros, localizado no Bairro Mauá, recebeu durante todo o dia aproximadamente 260 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ângelo Raphael Pellegrino e da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Helena Musumeci.
As crianças, de 2 a 8 anos, participaram de visita temática e monitorada por funcionários da Secretaria. No local, puderam conhecer a história de três dos principais personagens de nosso folclore: Saci-Pererê, Curupira e Iara. Além disso, a criançada também se divertiu com brinquedos clássicos e manuais como pião, bilboquê, fantoches e também desafios de trava-línguas.
“É muito interessante para as crianças este passeio, já que estamos mostrando o folclore que faz parte de nossa história. O fato delas brincarem e conhecerem esses brinquedos é uma forma de apresentar outras realidades que não sejam as diversões eletrônicas e ajuda também na parte pedagógica”, disse a professora Pamela de Lima, da EMEF Ângelo Raphael Pellegrino. “Elas ficam surpresas quando contamos que os pais e avós delas se divertiam com esses brinquedos”, completou.
Para a diretora da EMEI Helena Musumeci, Maria Cecília Rapuano, atividades como a promovida pela Escola de Ecologia são importantes para a formação dos alunos. “Para as crianças é tudo uma grande festa. Como a escola é perto, a diversão já começou ao sair de lá, pois viemos caminhando. Eles ficaram fascinados com os brinquedos, a cultura e a natureza. É uma importante atividade extraclasse”, afirmou.
Escola de Ecologia – Além de receber as escolas para visitas monitoradas pelas professoras da educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, o Parque Botânico e Escola de Ecologia Jânio da Silva Quadros também está aberto para o público em geral. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.