Escola de Diadema se mobiliza em reforma e emociona crianças

Com auxílio do programa Escola Bem Cuidada, funcionárias da EMEB Rachel de Queiroz dão nova cara ao espaço antes de receber estudantes para as aulas presenciais

  • Data: 31/08/2021 13:08
  • Alterado: 31/08/2021 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Escola de Diadema se mobiliza em reforma e emociona crianças

Escola de Diadema se mobiliza em reforma e emociona crianças

Crédito:Dino Santos

Você está em:

“Oi, professora. Boa noite. Eu gostei do parque. ‘Muito gostei’. Depois vou aí te ver, tá?”, elogiou Davi. “Oi, professora. Eu estou muito ansiosa para voltar à escola e ver meus amigos, te ver e ver os novos brinquedos”, avisou Isabela. As duas crianças, ambas com seis anos de idade, são alunas da Escola Municipal de Educação Básica Rachel de Queiroz, localizada no Jardim Santa Terezinha, que praticamente renasceu após longo período de portas fechadas em função da pandemia.

O recado de Davi e Isabela, enviado via áudio para uma das professoras da unidade, resume o espanto causado nos alunos ao ver como ficou a escola pouco antes de retornarem ao ensino presencial  – realizado sob todas as orientações sanitárias e com apenas 25% da capacidade total em cada sala de aula.

Foram longos oito meses de trabalho duro, que mobilizou não só funcionários da escola como também agentes de outras secretarias da Prefeitura. Além, claro, do providencial auxílio do Programa Escola Bem Cuidada, criado justamente para desburocratizar a realização de reformas pontuais em unidades de toda a Rede Municipal de Educação.

À frente do mutirão estava a vice-diretora Priscilla Pinzetta, que não se conformava com estado em que a escola se encontrava até o final do ano passado. Foi ela quem conduziu as mudanças que resultaram em nova pintura na calçada, pisos novos nas salas de aula e num parquinho totalmente repaginado – o local preferido das crianças na escola.

“Eu não me conformava em ver a escola do jeito que estava e comecei a me organizar para melhorá-la. Quando conseguimos recursos, aí nos motivamos ainda mais. Eu sei que o papel da escola vai muito além do que acontece dentro da sala de aula. Para muitas das crianças que estudam aqui, este também é o único espaço de lazer que elas têm”, avalia Priscilla, que tem ido à escola vestida de Branca de Neve e virou uma das “atrações” dos alunos.

Quem também participou ativamente das reformas foi Vera Lúcia de Oliveira, a Verinha, funcionária da escola há 26 anos. “Eu conheço cada canto desta escola e não poderia deixar de contribuir nas mudanças que estamos fazendo desde o início do ano. Vendo ela do jeito que está agora, chego a ficar emocionada. Ainda mais agora, que as crianças estão voltando e ela está cheia de vida novamente”.

Escola Bem Cuidada

Os avanços realizados pela Educação Municipal de Diadema têm confirmado a disposição da atual gestão para enfrentar cenário tão desfavorável. Além de apresentar medidas inovadoras para manter a qualidade pedagógica durante a ausência de aulas presenciais em função da pandemia, a pasta deu um passo ainda mais ousado com o Programa Escola Bem Cuidada.

A iniciativa, lançada no final de junho, tem otimizado o trabalho de manutenção e a realização de melhorias estruturais nas 61 unidades da Rede Municipal.

Além de colocar fim ao excesso de burocracia, o programa deve aquecer a economia da cidade, já que irá prestigiar a mão de obra local. O Programa começa com investimento de R$ 3 milhões em 2021 e será inscrito no Plano Plurianual, o que o torna permanente.

Compartilhar:

  • Data: 31/08/2021 01:08
  • Alterado:31/08/2021 13:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados