“Erro Humano” é a causa da tragédia de acordo com relatório do Iran
A Organização de Aviação Civil Iraniana afirmou que o erro humano foi a principal causa no incidente aéreo de janeiro que matou 176 pessoas
- Data: 13/07/2020 10:07
- Alterado: 13/07/2020 10:07
- Autor: Alex Faria
- Fonte: JNS Press+
Crédito:
Irã anuncia que um “radar desalinhado” foi responsável pelo derrubada por dois mísseis de um avião ucraniano de passageiros. A informação foi divulgada nesse domingo, 12, em relatório da Organização de Aviação Civil Iraniana (ICAO).
“Ocorreu uma falha devido a um erro humano ao seguir o procedimento para alinhar o radar, causando um erro no sistema”, refutando a alegação anterior do Irã de que a aeronave havia sido identificada incorretamente devido a tensões aumentadas com os Estados Unidos naquele período. “Como resultado desse primeiro acidente, houve uma série de falhas sucessivas minutos antes do avião, o voo 752 da Ukraine International Airlines, ser abatido e acabar em tragédia”, afirmou ICAO no relatório.
Apesar das informações incorretas disponíveis para o operador do sistema de radar na trajetória da aeronave, ele poderia ter identificado o alvo como um avião de passageiros, mas o voo comercial foi considerado uma ameaça e os mísseis foram disparados. Enfim, caracterizado como “Erro Humano”.
As defesas aéreas de Teerã estavam em alerta máximo quando o jato foi abatido devido a temores de retaliação dos EUA em resposta a ataques iranianos a tropas americanas no Iraque horas antes. Os iranianos atacaram inicialmente os americanos em resposta ao assassinato do comandante da Força Quds, Qassem Soleimani, em um ataque de drone dos EUA perto do aeroporto de Bagdá em 3 de janeiro.