Equipes de Basquete 3×3 iniciam atividades no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa
Objetivo é transformar o COTP em referência no desenvolvimento de atletas da nova modalidade olímpica
- Data: 15/02/2023 10:02
- Alterado: 15/02/2023 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Basquete 3x3
Crédito:Divulgação
O Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) deu início a uma nova modalidade de esporte em seu espaço, o Basquete 3×3, que foi oficializado como esporte olímpico nos últimos jogos, em 2021, na cidade de Tóquio. No inicio do mês, começaram os treinamentos da nova equipe. A comissão conta com cerca de (20) atletas, entre sub-18 e sub-23, os treinos serão realizados de segunda a sexta-feira na parte da manhã das 9h às 12h.
Os atletas Amauri Araújo (SUB-23) e Cecília Souza (SUB-18), destacaram um pouco sobre a estrutura fornecida pelo COTP. Amauri: “O ambiente daqui é muito bom, me sinto muito honrado de poder fazer parte deste grupo.” “A equipe aqui é totalmente diferente de onde já joguei, nunca imaginei o Basquete 3×3, com uma estrutura desse tamanho”, e para Cecília: “A expectativa é muito alta, porque é o primeiro time de 3×3 feminino que tem uma estrutura de treinamento desse nível, estou muito feliz de estar fazendo parte disso”
O Centro olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), tem como objetivo ser a referencia do Brasil em formação de atletas para a nova modalidade olímpica. A expectativa é, no futuro, revelar grandes nomes. A equipe formada pelo COTP, teve que passar pela seletiva, com aproximadamente 500 atletas na disputa por 32 vagas, a seletiva foi realizada no dia 26 de novembro, de 2022, nas dependências do COTP, em Moema, na zona sul de São Paulo.
A treinadora Kátia Araújo disse que o Centro Olímpico está com um planejamento de longo prazo para o 3×3. Kátia: “Pensamos com o planejamento ao longo prazo para que possamos aumentar a quantidade da equipe com novas categorias como o sub-14 e sub-15”.
A treinadora também mostra confiança no projeto e revela que COTP chega para organizar as estruturas do 3×3. Kátia: “O Centro Olímpico vem com esse projeto para ser a referencia para outras equipes, e mostrar que esse novo esporte merece ser tratado de forma profissional e regular”. O Centro olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) está recebendo junto ao 3×3 outras duas novas modalidades em suas instalações, como: Vôlei de Praia e Futebol Masculino.
História do 3×3
O basquete 3×3 surgiu no final dos anos 1980 nas ruas, nos Estados Unidos. Foi em solo norte-americano que a modalidade se popularizou. As primeiras competições do Basquete 3×3 surgiram por lá. Os exemplos mais famosos são Gus Macker e o Hoop It Up. A partir desta popularidade, a categoria começou a se profissionalizar cada vez mais. Até que a Federação Internacional de Basquete (FIBA) começou a prestar mais atenção nesse novo fenômeno. O sucesso do esporte levou a FIBA, finalmente, estruturar um programa visando as Olimpíadas. Em 2020, o esporte foi aceito e esteve oficialmente em Tóquio.
Regras Básicas:
• Times compostos por três jogadores e dois reservas
• Partidas são disputadas em meia-quadra com uma cesta
• A quadra tem dimensões de 15×11 metros
• Arremessos dentro do arco valem um ponto
• Arremessos fora do arco valem dois pontos
• Partidas têm 10 minutos de duração (se empatar, prorrogação)
• Vence quem fizer 21 pontos primeiro ou tiver a maior pontuação após o tempo limite