Equipe Goodyear Trailway avança na meta do projeto Sertões de Zero a $100k
Sete etapas cumpridas e o plano de participar do Sertões com até R$ 100 mil segue dentro da meta da dupla Luis Carqueijo e Igor Quirrenbach de Carvalho
- Data: 20/08/2021 21:08
- Alterado: 20/08/2021 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sertões de Zero a $100k
Equipe Goodyear Trailway avança na meta do projeto Sertões de Zero a $100k
Crédito:Doni Castilho: Fotop
A 29ª edição do Sertões – que termina neste sábado, dia 22, com chegada inédita na Praia de Carneiros, em Tamandaré (PE), trouxe – entre tantas novidades –, a chance dos aficionados do rali cross-country a se encorajarem a vivenciar a experiência de disputar o maior rali das Américas.
Com o projeto Sertões de Zero a $100k, o piloto Luis Carqueijo e o navegador Igor Quirrenbach de Carvalho, da equipe Goodyear Trailway, mostram que é possível realizar este sonho com um orçamento de até R$ 100 mil – que para o universo automobilístico é pouco. O projeto é audacioso, mas com um planejamento bem orquestrado e estratégias de disputas conservadoras e assertivas, tem indicado que este plano é possível.
A bordo de uma Mitsubishi L200 Triton Sport R, a dupla finaliza a sétima etapa do Sertões e, ainda, comemora a classificação obtida nesta fase da competição: 16º lugar na classificação geral. “Nem nos meus melhores sonhos que eu podia imaginar isso”, diz orgulhoso Carqueijo. Na prova de hoje, eles fizeram o tempo de 4h4min56seg.
O SONHO DE R$ 100K
A principal estratégia do projeto é o carro escolhido para o Sertões, como dito, a Mitsubishi L200 Triton Sport R, na versão para rali e dentro do regulamento da Super Production T2. A picape vem com motor a diesel 16V 2.4 de 225 cavalos a 3.750 rpm, câmbio manual de 5 marchas e tração nas quatro rodas.
“Na categoria Production T2, os veículos são para uso de rua, mas preparados para o off-road. Sendo assim, algumas alterações para ganho de desempenho não são permitidas. O que nosso carro tem de diferente é o radiador maior, o REMAP do motor para aumentar a potência, amortecedores para rali, a gaiola interna, bancos concha e cinto cinco pontas”, comenta Quirrenbach.
Carqueijo explica que o projeto se aproveita de uma oportunidade de parcelamento da própria Mitsubishi, uma vez que o custo da picape é maior que o valor proposto pelo projeto. “A montadora parcela o valor da L200 Triton Sport R, e isso ajuda os participantes na compra do modelo, sem precisar pagar à vista. Após utilizar a corrida, é possível vender o veículo”.
NO DIA A DIA DO SERTÕES
E esta picape levou a dupla a superar mais uma fase do Sertões. Na sétima etapa da competição, entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL), o percurso teve 441 quilômetros, e uma especial de 240 quilômetros que passou pelo Raso da Catarina (região da caatinga dividida entre reserva biológica e indígena).
O Sertões adentrou a área da Baixa do Chico, com cânions esculpidos que lembram castelos, torre e bispo de tabuleiro de xadrez e uma catedral. Também foi o esconderijo preferido do Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, o Rei do Cangaço. O lugar é um verdadeiro colírio para olhos.
“Foi uma etapa bastante técnica, travada por conta das inúmeras curvas, com piçarra e cascalho, muitos saltos e piso de areia”, descreveu Carqueijo. Agora, a equipe Goodyear Trailway segue para a oitava e penúltima etapa, com destino a Arapiraca (AL), em um trajeto de 249 quilômetros.