Ensino Médio Técnico é alternativa para falta de mão de obra na área de TI
Déficit que pode ultrapassar 500 mil vagas até 2025 pode ser revertido a partir de agora, com acesso à educação básica adequada
- Data: 06/06/2022 14:06
- Alterado: 06/06/2022 14:06
- Autor: Redação
- Fonte: Senac
Crédito:Reprodução
A iminência de um “apagão tecnológico” no setor de tecnologia previsto para os próximos anos pode começar a ser revertido a partir de agora, por meio do acesso ao Ensino Médio Técnico que ofereça vivências e certificações intermediárias na área. Isso significa que, para quem apostar nessa proposta, que é oferecida pelo Senac São Paulo desde 2019, pode ter oportunidade de entrada no mercado de trabalho antes mesmo do final do curso.
Entidades como Assepro (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estimam que, respectivamente, haverá entre 450 mil e 530 mil vagas de emprego abertas nessa área, mas sem profissionais preparados para preenchê-las, até 2025.
Para contribuir na mudança de cenário, o Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo oferece os títulos em Informática e Internet das Coisas (IoT), cujos itinerários técnicos são desenvolvidos de forma integrada às demais áreas de conhecimento. Além disso, o estudante é incentivado a desenvolver habilidades cada vez mais exigidas pelas novas demandas do mundo do trabalho, como a rápida resolução de problemas, capacidade inovadora, trabalho em equipe, resiliência, comunicação adequada ao universo corporativo, entre outros.
Outro olhar importante para suprir essa deficiência de mercado é quebrar alguns paradigmas relacionados à raça e gênero da maioria dos empregados na área de tecnologia. “Assim como em outras profissões, na TI não é diferente termos a predominância do estereótipo do ‘homem branco cisgênero’ entre os mais contratados. Como homem negro, vejo que pessoas fora deste padrão estão se destacando e precisam ganhar reconhecimento e visibilidade para inspirar todos os que almejam se preparar para trabalhar neste setor”, avalia o professor do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac São Paulo, Vitor Moreira da Costa.
A também professora da instituição, Rita De Cassia Barbosa Vieira, ressalta que ainda é preciso encorajar as meninas a “furarem essa bolha”. “Acredito que a escola é o começo para isso. Quanto mais professoras, mais representatividade as estudantes terão para acreditar que podem mudar o quadro que existe hoje. Percebo muitos aspectos positivos no processo de aprendizagem quando recebo uma aluna e ela identifica uma mulher fazendo parte do seu desenvolvimento”, pontua.
Rita ainda aponta a importância das mulheres para a construção da base para a computação moderna. “Existem muitos nomes, como Ada Lovelace, matemática inglesa reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina; e a atriz de Hollywood Hedy Lamarr, que além de ter escapado do regime nazista é considerada ‘mãe’ da tecnologia que hoje usamos nas redes wi-fi”, enumera a docente.
Mais acesso à educação também conta!
O Senac São Paulo entende que a educação profissional cidadã é capaz de beneficiar pessoas, organizações e comunidades. Isso perpassa por um Ensino Médio Técnico de qualidade, além de outros níveis de ensino que podem contribuir para acesso a áreas ligadas à tecnologia.
Este ano a instituição dispõe de mais de 8.500 bolsas 100% gratuitas para cursos ligados à área de TI, em todo o Estado de São Paulo, por meio do Programa Senac de Gratuidade, incluindo oportunidades nos títulos do Ensino Médio Técnico em Informática e Internet das Coisas (IoT).
O número faz parte da maior oferta de vagas para bolsistas da história do Senac São Paulo em um único ano. São mais de 150 mil oportunidades de estudos para inserção rápida de trabalho nos mais diversos setores da economia.
Interessados devem comprovar renda familiar mensal per capita de até dois salários-mínimos federais e fazer sua inscrição para concorrer a uma bolsa de estudos 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre às 12 horas, pelo site do Senac, na página dedicada para o Programa Senac de Gratuidade. As inscrições são por ordem de chegada, por meio de uma fila de espera virtual.
Também existem descontos de até 20% para egressos de escolas públicas (concluintes do 9º ano do ensino fundamental), alunos e ex-alunos da instituição e dependentes de empresas contribuintes do Senac, além de parcelas mensais sem juros. Quem atua em empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo (e seus dependentes) têm direito a 50% de desconto nos títulos do Ensino Superior, cursos livres presenciais e de idiomas, especializações técnicas e em todos os cursos do Senac Online – ao vivo.
Mais informações podem ser obtidas no site do Senac São Paulo, tanto na área do Programa Senac de Gratuidade quanto às políticas de descontos.