Engenheiro Ambiental: profissão é fundamental para o saneamento e a sustentabilidade

BRK Ambiental destaca a importância da profissão

  • Data: 29/01/2021 16:01
  • Alterado: 29/01/2021 16:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental
Engenheiro Ambiental: profissão é fundamental para o saneamento e a sustentabilidade

Crédito:Divulgação

Você está em:

No próximo domingo, dia 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental. Chamando a atenção para data, a BRK Ambiental, concessionária de esgoto em Mauá, destaca a importância da profissão para o saneamento, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. 

O engenheiro ambiental e coordenador de operação da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, Eduardo Gonzales, ressalta que a função principal da profissão é assegurar que a interação do homem com a natureza seja sustentável. “Atuamos para garantir o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. 

Com mais de 11 anos de atuação na área e há três na BRK, Eduardo afirma que, no saneamento, a principal atividade do engenheiro ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente e garantir o uso sustentável de recursos. “O profissional prevê o impacto ambiental causado por alguma intervenção, para então mitigar ou anular o impacto, avalia como será a intervenção e propõe medidas para mitigação dos impactos”. 

Como coordenador da Estação de Tratamento, Eduardo também acompanha todo o processo de tratamento do esgoto gerado na cidade de Mauá.

Atualmente Mauá se destaca com os melhores índices de saneamento básico da Região Metropolitana de São Paulo: 93% de coleta de esgoto e 85% de tratamento. Com o esgoto tratado, preservam-se os mananciais e melhoramos a qualidade de vida da população. “Quando não há saneamento, geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. Ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, o resultado é percebido na saúde pública e no meio ambiente. Tais ações permitem a redução da incidência de doenças patogênicas e ainda preservam a qualidade dos recursos hídricos”, afirma Gonzales. 

Satisfeito com a profissão que escolheu, o coordenador mostra-se orgulhoso por contribuir com as boas práticas ambientais. “Considero que fiz a escolha certa, escolhi ser engenheiro ambiental para promover o equilíbrio e a preservação do meio ambiente e hoje trabalho em prol do desenvolvimento da cidade, coordenando a ETE – Mauá que trata diariamente mais de 55 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce na cidade.”, finaliza.  

Compartilhar:

  • Data: 29/01/2021 04:01
  • Alterado:29/01/2021 16:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados