Enem 2022: especialista dá dicas para a reta final
Rodrigo Ramos, da Escola Vereda, aponta para a importância da calma e de uma rotina equilibrada a poucos dias de um dos exames mais importantes do país
- Data: 08/11/2022 15:11
- Alterado: 08/11/2022 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Escola Vereda
Crédito:Reprodução
Depois de terem estudado tanto e durante o ano todo, é comum que a ansiedade dos candidatos aumente, afinal, o “grande dia” está chegando. No entanto, faltando uma semana para a realização da primeira etapa do Enem 2022, é imprescindível que eles mantenham a calma para obterem um bom desempenho no exame.
Rodrigo Ramos, Coordenador Geral de Ensino da Escola Vereda, explica que a ansiedade é o receio excessivo de algo. Portanto, para não terem medo, os estudantes precisam desmistificar a ideia de que ir bem no Enem é questão de vida ou morte. “Colocar um peso gigantesco sobre si acaba só prejudicando o candidato. Portanto, o que ele deve fazer é confiar na preparação que teve ao longo dos três últimos anos e acreditar no seu potencial”, afirma.
Manter a tranquilidade só é possível quando a escola é comprometida com o desenvolvimento de cada um – a partir de um olhar humanizado e individualizado – e apoia o aluno no longo prazo. “É uma preparação séria, em que a escola se coloca ao lado, desenvolvendo e preparando o estudante para esse momento e todos os outros vários desafios, que, nós, como estudantes e agentes de transformação, iremos enfrentar”, pontua.
Após essa compreensão, o coordenador ressalta a importância de equilibrar os estudos com outras atividades do dia a dia. “Estudar em excesso não tem fator efetivo para a mente. Portanto, mais vale criar uma rotina, com delimitação das horas de estudos, do que você passar um dia todo estudando.” Em relação à redação, Rodrigo sugere ser hora de os candidatos refrescarem a memória com fontes científicas e jornalísticas comprovadas, para referenciarem o texto e conseguirem argumentar.
A fim de controlar o nervosismo e conseguir estar disposto nos dias 13 e 20 de novembro, o coordenador orienta que o candidato descanse o suficiente e faça atividades relaxantes – como ouvir música e assistir a um filme –, além de se alimentar bem e beber muita água. Para a prova, a sugestão é ler com atenção as questões e começar pelas mais fáceis. “Dessa forma, você tem uma garantia maior de que está acertando ou, pelo menos, domínio momentâneo do que está sendo pedido.”
A última dica de Rodrigo, mas não menos importante – pelo contrário –, é de que os estudantes deixem tudo separado no dia anterior, como RG, caneta e lanche, e saiam de casa com bastante antecedência para não correr risco de chegarem atrasados e perderem a prova, após um ano intenso de dedicação.