Enel SP realiza trabalho de restauração ecológica na preservação do meio ambiente
Distribuidora conta com 173 hectares plantados, o que equivale a 228 campos de futebol em áreas prioritárias
- Data: 01/06/2022 15:06
- Alterado: 01/06/2022 15:06
- Autor: Redação
- Fonte: Enel SP
Crédito:Reprodução
Quando o assunto é o cuidado com a natureza a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, sai à frente com diversos projetos voltados para a preservação do meio ambiente. Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a concessionária apresenta três ações que comanda com esta temática.
Plantio às Margens de Reservatórios
No estado de São Paulo a distribuidora trabalha com a Restauração Ecológica às margens dos reservatórios de usinas hidrelétricas, com o objetivo de recuperar a vegetação do local e proporcionar a preservação dos recursos hídricos por meio de plantios e da aplicação de técnicas de restauração que ajudam a restabelecer a recuperação do solo e a criar condições para que as mudas nativas se desenvolvam até formarem florestas.
“A nossa restauração acontece às margens dos reservatórios de usinas hidrelétricas com a função de conectar corredores ecológicos e garantir a preservação do recurso hídrico para a geração de energia”, afirma Marina Anzolin, Engenheira Florestal da Enel Distribuição São Paulo.
Programa Nascentes
Outro trabalho desenvolvido pela distribuidora para a manutenção do meio ambiente, é a participação no Programa Nascentes do Estado de São Paulo. O trabalho é conduzido em parceria com a Iniciativa Verde – organização do terceiro setor que contribuiu para a melhoria de serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar.
O programa tem como foco a conservação do ecossistema, mediante a restauração de centenas de hectares de mata nativa em áreas de muito alta prioridade para restauração ecológica, pois são locais selecionados pela importância que apresentam na preservação dos recursos hídricos e proteção da biodiversidade, estando atreladas a unidades de conservação e recuperação de nascentes e cursos d’água.
Atualmente, a Enel Distribuição São Paulo conta com 173 hectares plantados, o que equivale a, aproximadamente, 228 campos de futebol em áreas prioritárias e em diversos estágios de sucessão. Os plantios ocorrem em razão das compensações ambientais da companhia, oriundas dos projetos de manutenção e implantação do sistema elétrico. “O nosso processo de restauração ambiental é pautado pelo ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima em que cada árvore ou hectare que é restaurado, contribui para o sequestro do carbono, trazendo assim benefícios para a regulação do clima”, comenta Karine Torres, responsável pela área de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Enel Distribuição São Paulo.
Plantio Urbano
Além disso, a concessionária também realiza o plantio de árvores nos centros urbanos. Hoje, a Enel realiza a manutenção para garantir o estabelecimento de mais de 2.500 mudas plantadas em vias, praças e parques do município de São Paulo e cidades da área de concessão. “As árvores na cidade têm um papel fundamental para o ganho na qualidade de vida, pelos benefícios que elas proporcionam”, reforça a engenheira florestal. Com estas ações a distribuidora visa a melhora no bem-estar das pessoas, permitindo um ar mais puro e uma melhor infiltração da água no solo, contribuindo para mitigar os riscos de enchentes, problema bastante comum nos grandes centros.