Enel SP e Senai formam eletricistas para atuar com medidores inteligentes
Medidores fazem parte do projeto Smart Meter, que até o final do ano passado teve 210 mil equipamentos com a nova tecnologia instalados em São Paulo;
- Data: 02/02/2023 13:02
- Alterado: 02/02/2023 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Crédito:Enel SP
A Enel Distribuição São Paulo, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), criou um curso gratuito para formar novos eletricistas e atender as novas necessidades do mercado brasileiro focado em projetos de medidores e redes inteligentes.
Os medidores inteligentes fazem parte do projeto piloto Smart Meter, da Enel SP, que até o final do ano passado teve 210 mil equipamentos com a nova tecnologia instalados na capital nos bairros de Pirituba, Perus, Freguesia do Ó e Brasilândia. O projeto, que já está na segunda fase de implementação, tem apoio de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os medidores integram uma solução digital inovadora, desenvolvida com tecnologia da Enel, que permite aos consumidores fazer a gestão diária do consumo de energia, adaptar hábitos para o uso mais eficiente e economizar na conta de luz. Também possibilita à distribuidora executar algumas atividades remotamente, melhorando a qualidade do serviço.
O modelo fabricado no Brasil foi aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e atende às necessidades locais, respeitando as características da rede elétrica e os requisitos das normas técnicas. “Trata-se da primeira produção de medidores inteligentes da companhia na América Latina. Todos os equipamentos são fabricados localmente, estimulando o desenvolvimento de uma nova cadeia industrial no Brasil e contribuindo para a geração de emprego”, diz o responsável por Medição Remota da Enel Brasil, René Garrido.
Mão-de-obra qualificada
A Enel SP se juntou ao Senai na criação de um curso gratuito visando preparar mão-de-obra para o mercado de trabalho. As turmas são formadas por moradores da grande São Paulo atendidos pelo Enel Compartilha Oportunidade e pelo próprio SENAI. A primeira turma de eletricistas especializados em medição inteligente teve início em 4 de outubro de 2022 e a entrega do certificado foi em 1º de fevereiro de 2023, com 135 alunos.
Uma nova turma terá início em 6 de fevereiro de 2023 e as inscrições estão abertas aos interessados, com turnos à tarde e à noite. Os requisitos para tornar-se aluno (a) é ter no mínimo 18 anos, Ensino Fundamental completo, interesse pela área elétrica e renda per capita familiar de até 1,5 salário-mínimo. Não é preciso ter experiência prévia.
As aulas serão realizadas na Escola Senai Carlos Pasquale, no bairro da Aclimação, na capital. Com carga horária de 280 horas, o curso desenvolverá competências voltadas à construção e à manutenção de redes convencionais de energia elétrica de baixa tensão e habilidades para instalação de medidores inteligentes, com interpretação de diagramas e identificação dos tipos de redes e padrões de entrada adequados, de acordo com normas técnicas ambientais e de segurança e saúde no trabalho.
“Queremos promover a qualificação e a inserção de profissionais desempregados no mercado de trabalho de acordo com as demandas do setor produtivo. Esse é o mote do nosso programa Emprega Mais, que permite às empresas parceiras, como a Enel SP, indicar alunos para fazer gratuitamente os cursos no Senai””, diz Carlos José Pereira Ferreira, coordenador do Centro de Formação Profissional Senai Carlos Pasquale.