ENEL doa 2,7 mil toneladas de resíduos de poda para adubo de espaços públicos

23 instituições estão homologadas para receber os resíduos, e distribuidora prevê ampliar a iniciativa para mais parceiros

  • Data: 09/06/2021 16:06
  • Alterado: 09/06/2021 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel
ENEL doa 2,7 mil toneladas de resíduos de poda para adubo de espaços públicos

Crédito:Divulgação

Você está em:

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Enel Distribuição São Paulo celebra o reaproveitamento de 2,7 mil toneladas de resíduos de poda como biomassa para geração de energia e adubo para ajudar na preservação de espaços públicos em sua área de atuação. A iniciativa, realizada em parceria com instituições públicas e privadas, garante o destino correto dos resíduos e reforça o conceito de cidades circulares praticado pelo Grupo Enel em suas operações.

Para garantir a segurança da população e a qualidade do fornecimento de energia, a Enel Distribuição São Paulo realiza podas de árvores nas 24 cidades de sua área de concessão todos os anos, seguindo todos os protocolos ambientais estabelecidos pelas prefeituras municipais. A atividade gera galhos e folhas como resíduos, que acabam subaproveitados e vistos como de pouco valor comercial. Com este projeto, estes subprodutos ganham um novo significado, contribuindo para tornar as operações da companhia mais sustentáveis com benefícios à sociedade.

Até o momento, 23 instituições estão homologadas para receber os resíduos oriundos das podas de árvores, como ONG’s, hortas, associações e empresas. No geral, o material pode ser utilizado tanto para adubação de hortas e viveiros, proteção térmica para plantios de mudas, compostagem de resíduos de feiras, acomodação de animais quanto na produção de biomassa como um combustível alternativo aos derivados do petróleo, entre outros.

Esses usos contribuem para a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida urbana, preservando árvores e plantas em espaços públicos das cidades, os lençóis freáticos, a qualidade do ar e a biodiversidade. Com o processo de reaproveitamento dos resíduos como biomassa, compostagem ou forração, independente da espécie podada, é possível reaproveitar 100% do resíduo gerado fechando o ciclo de circularidade do material.

Além da iniciativa em andamento, a Enel Distribuição São Paulo está buscando soluções inovadoras e formas de aprimorar as atividades atuais de destinação dos resíduos, com foco na geração de valor para os seus públicos de interesse, em agregar novas atividades ao seu portfólio de destinação e expandir sua rede de parceiros. “A companhia incentiva o consumo consciente, a redução de custos e a correta destinação dos resíduos de poda de árvores, estimulando o conceito de cidades circulares da Enel para a sustentabilidade ambiental, inclusão social e competitividade econômica dos centros urbanos”, finaliza a Responsável de Meio Ambiente da Enel Distribuição São Paulo, Silma Carmelo.

Um dos parceiros da Enel Distribuição São Paulo neste projeto é a AME Jardins, associação dos moradores nos bairros Jardim América, Europa, Paulista e Paulistano, na capital paulista. “A Enel SP tem sido nossa parceira em relação à preservação e zeladoria do espaço público da região dos Jardins O resíduo das podas de árvores, que antes eram destinadas a aterros sanitários, agora ganha um destino mais nobre,” afirma a presidente da AME Jardins, Daniela Seibel.

Daniela comenta que os resíduos das podas têm sido utilizados no enriquecimento do solo, ajudando na reconstituição da própria vegetação. “Já são mais de 50 pontos de cooperação (adoção) em que este projeto é realizado. Nosso objetivo é estreitar ainda mais esta parceria”, diz a presidente da AME Jardins.

A destinação correta de podas contribui diretamente para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (ODS) 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), assumidos pela Enel em compromisso público, especialmente com o ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, o ODS 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis, o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 13 – Combate às Mudanças Climáticas.

Compartilhar:

  • Data: 09/06/2021 04:06
  • Alterado:09/06/2021 16:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Enel









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados