Encontros realizados pelos Museus-Casas Literários abordam o legado indígena do Brasil

Cursos, grupo de pesquisas, mesa-redonda, conversas e seminário promovem discussões gratuitas e on-line sobre o tema

  • Data: 31/08/2021 16:08
  • Alterado: 31/08/2021 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Encontros realizados pelos Museus-Casas Literários abordam o legado indígena do Brasil

Crédito:Acervo Instituto Historiando

Você está em:

Durante o mês de setembro, os museus Casa das RosasCasa Guilherme de Almeida Casa Mário de Andrade, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, promovem encontros on-line e gratuitos para reflexão sobre o legado dos povos originários no Brasil. A programação também oferece a possibilidade de integrar o grupo de pesquisas e estudos sobre meio-ambiente, permacultura e sustentabilidade. As atividades acontecem pela plataforma Zoom e estão com as inscrições abertas.

A temática indígena percorre toda a produção literária brasileira desde a carta de Caminha – primeiro texto a eleger o Brasil como personagem principal de seu relato -, passando pelos românticos e pelos modernos, até chegar aos autores contemporâneos. As obras modernistas, sobretudo as de 1922, retomam a problemática indígena na ficção nacional. O curso Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás: o Brasil indígena, dos românticos aos modernos de 1922 pretende explicitar como este tema ainda intriga, surpreende e atrai a produção cultural brasileira. Os encontros, ministrados pela Ana Demarchi, acontecerão nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 19h às 21h e as inscrições estão abertas neste link .

Na conversa O entrelínguas na poesia de autores indígenas, poetas brasileiros indígenas discutirão a ligação da sua produção poética em português com as suas respectivas tradições e línguas ancestrais. Até que ponto a interculturalidade e a tradução também são intrínsecas às suas poéticas também é uma questão a ser debatida neste encontro, que será realizado no dia 9 de setembro às 15h. As inscrições estão abertas até o dia 6 de setembro neste link .

O grupo de pesquisas e estudos Meio-ambiente, permacultura e sustentabilidade se dedicará às ações culturais destinadas ao combate à seca, à recuperação de nascentes e ao reaproveitamento de águas pluviais em espaços urbanos. Os encontros serão realizados às quintas-feiras de setembro, dias 9, 16, 23 e 30, as 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia do primeiro encontro neste link .

Pesquisadores indígenas Guarani Mbya e ativistas do coletivo Tenonderã Ayvu comentarão as práticas de batismo do subgrupo Mbya da etnia Guarani, com base em imagens e sons gravados especialmente para o TRANSFUSÃO – Encontro de Tradutores da Casa Guilherme de Almeida, no interior das casas de reza das aldeias. Entre os temas abordados estão a mediação entre o ritual e a imagem digital, a tradução dos textos sagrados da língua nativa para o português e a transferência do oral para o escrito do ponto de vista de quem vive entre culturas e línguas diversas. A atividade Ayvu Porã – as belas palavras nos rituais de batismo Guarani Mbya acontecerá no dia 11 de setembro, sábado, das 15h às 17h. Para ter acesso à sala virtual, é preciso realizar a inscrição neste link até o dia 6 de setembro.

Para Augusto de Campos, a Antropofagia é “a única filosofia original brasileira”; para Oswald de Andrade, é o movimento que “salvou o sentido do Modernismo”. O minicurso Da fome de Brasil: antropofagia e modernismo é um “banquete antropofágico” sobre os sentidos de brasilidade que a Semana de Arte Moderna comprou e que o Movimento e o Manifesto de 1928 colocaram à mesa. As aulas serão transmitidas às segundas-feiras, nos dias 13, 20 e 27 de setembro e 4, 18 e 25 de outubro, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 9 de setembro.

O ciclo de mesas-redondas Salvaguarda do patrimônio cultural: museus, memórias e acervos indígenas pretende debater as questões relacionadas ao patrimônio cultural brasileiro, sob a ótica da criação de redes de memória e museologia comunitária, com destaque para as experiências contemporâneas bem-sucedidas para a salvaguarda e preservação de acervos e costumes indígenas. O ciclo acontecerá às terças-feiras, das 19h às 21h, nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 5 de outubro. Para participar, os interessados devem se inscrever neste link até o primeiro dia da atividade.

No dia 15 de setembro, das 18h às 20h, a palestra Pesquisa e escrita do roteiro do filme A Febre abordará o processo criativo do roteiro cinematográfico – escrito por Maya Da-Rin, Miguel Seabra Lopes e Pedro Cesarino – para A Febre, filme franco-teuto-brasileiro de drama e suspense dirigido por Maya Da-Rin, falado em português e nas línguas indígenas tukano e tikuna. O elenco principal do filme, que está disponível na plataforma Netflix, é composto por atores indígenas do Alto Rio Negro, pertencentes aos Desanos, Tucanos e Tarianas. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro neste link .

A partir da exposição do histórico colonial sem paralelo de extermínio e proibição de mais de mil línguas que eram faladas no território que veio a ser chamado de Brasil, o Seminário Raízes da intolerância no Brasil propõe uma reflexão sobre as causas da intolerância no país, com uma sessão dedicada também à colonização portuguesa no continente Africano, trazendo uma perspectiva comparativa. No Brasil, além do português, ainda são faladas cerca de duzentas línguas, mas por poucos grupos, e, além disso, são poucas as pessoas que sabem dessa diversidade. Pensando no futuro, o seminário também lançará luz sobre os esforços de resistência linguística e, mais recentemente, de resgates linguísticos que vêm sendo empreendidos por vários atores. A atividade será realizada nos dias 16 e 17 de setembro, quinta e sexta-feira, das 18h às 21h, e no dia 18 de setembro, sábado, das 15h às 18h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de setembro.

SERVIÇO

Casa das Rosas

CURSO

MAXACALIS, GUARANIS, TUPIS, TUPINAMBÁS: O BRASIL INDÍGENA, DOS ROMÂNTICOS AOS MODERNOS DE 1922

Com Ana Beatriz Demarchi Barel

Quarta a sexta-feira, 1, 2 e 3 de setembro, das 19h às 21h

Atividade realizada via Zoom, com inscrições prévias pelo site da Casa das Rosas.

Inscrições até 1 de setembro pelo site

SEMINÁRIO

RAÍZES DA INTOLERÂNCIA NO BRASIL

Curadoria: Deborah Goldemberg
Entre 16 e 18 de setembro
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.
Inscrições até 15 de setembro pelo site
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do Metrô)
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.
Programação gratuita

Casa Guilherme de Almeida

CURSO

DA FOME DE BRASIL: ANTROPOFAGIA E MODERNISMO

Com Renato Forin Jr.
Segundas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de setembro das 19h às 21h
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.
Inscrições até 9 de setembro pelo site

O ENTRELÍNGUAS NA POESIA DE AUTORES INDÍGENAS

Com Julie Dorrico, Olivio Jekupé e Yaguarê Yamã
Quinta-feira, 9 de setembro de 2021, das 15h às 17h.
Inscrições até o dia 6 de setembro pelo site

AYVU PORÃ – AS BELAS PALAVRAS NOS RITUAIS DE BATISMO GUARANI MBYA

Com Anthony Karaí Poty, Darci da Silva, Eduardo Fernando Duwe e Roberto Veríssimo
Sábado, 11 de setembro de 2021, das 15h às 17h
Inscrições até o dia 6 de setembro pelo site

PALESTRA

PESQUISA E ESCRITA DO ROTEIRO DO FILME A FEBRE

Com Maya Da-Rin, Miguel Seabra e Pedro Cesarino
Quarta-feira, 15 de setembro das 18h às 20h
A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.
Inscrições até o dia 13 de setembro pelo site

GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS

MEIO-AMBIENTE, PERMACULTURA E SUSTENTABILIDADE

Com Vinicius Pereira e convidados
Quintas-feiras, 9, 16, 23 e 30 de setembro, das 19h às 21h
Inscrições até 9 de setembro pelo site

CICLO DE MESAS-REDONDAS

SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL: MUSEUS, MEMÓRIAS E ACERVOS INDÍGENAS

Com João Paulo Vieira e convidados
Terças-feiras, 14, 21, 28 de setembro e 5 de outubro, das 19h às 21h
Inscrições até 14 de setembro pelo site

Compartilhar:

  • Data: 31/08/2021 04:08
  • Alterado:31/08/2021 16:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados