Empresários de Santo André estão otimistas com a economia para 2013
Quase metade dos entrevistados de cidade planeja contratar novos profissionais neste ano; 54% pretendem expandir a fatia no mercado
- Data: 17/09/2013 17:09
- Alterado: 17/09/2013 17:09
- Autor: Robson Luiz Gisoldi
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Pesquisa realizada pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, entre junho e julho, apontou que os empresários de Santo André estão otimistas com a economia. Otimistas, 42% dos entrevistados afirmaram que os negócios crescerão entre 5% e 10% neste ano. O levantamento inédito foi realizado em nove cidades do Estado de São Paulo para saber as intenções de investimento dos pequenos e médios empresários nos próximos anos.
A confiança dos empreendedores com o momento da economia também ficou evidente quando perguntados sobre as previsões de criação de vagas para 2013. Dos entrevistados, 42% responderam que pretendem admitir novos funcionários até o final do ano, enquanto 46% disseram que manterão o mesmo número de colaboradores e apenas 13% afirmaram que podem demitir. “Estamos engajados em incentivar o microempreendedor, valorizando-o como agente do desenvolvimento econômico em nosso município”, afirma a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho de Santo André, Oswana Fameli.
Em relação à atuação no segmento, 54% dos empresários pretendem expandir sua fatia de mercado, 38% responderam que manterão sua atual participação e 8%, que deverão perder mercado para aumentar sua rentabilidade.
Apesar do otimismo apontado na maioria das questões, quando o assunto é a dificuldade para conduzir seus negócios, 54% acreditam que enfrentarão mais dificuldades nos próximos cinco anos, na comparação com os últimos cinco, enquanto 42% disseram que as dificuldades serão iguais e 4% estimaram que terão menos problemas.
Sobre os desafios que deverão enfrentar até 2017, 54% dos entrevistados responderam melhorar os processos e traçar estratégias para os negócios, mostrando que a preocupação com a gestão e o planejamento já faz parte do dia a dia do pequeno e médio empresário.
A pesquisa, com sete perguntas, foi aplicada pelo Grupo Empreenda, focado em consultoria estratégica para empresas, durante uma série de palestras do consultor César Souza. Além dos empresários de Santo André, o questionário também foi respondido por empresários de Campinas, Jundiaí, Sorocaba, São José dos Campos, Suzano, Ribeirão Preto, Bauru e São José do Rio Preto.
POTENCIAL DE CONSUMO – O bom momento econômico da se traduz também no estudo PC Maps, elaborado pela IPC Marketing Editor em abril, o qual estima que o potencial de consumo de Santo André deve chegar a R$ 16,7 bilhões em 2013. O resultado coloca a cidade como a quinta do Estado de São Paulo e 16ª do País em capacidade de absorver serviços, produtos e alimentos.
O PC Maps é atualizado anualmente pela IPC Marketing Editora, que disponibiliza informações demográficas e de potencial de consumo de todos os municípios brasileiros. O indicador é o único que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos.