Emprega Diadema oportunizou mais de 100 vagas de emprego aos munícipes
Foram 500 candidatos, 8 empresas participantes e vagas para 27 cargos, de auxiliar de limpeza a sushiman
- Data: 22/06/2023 18:06
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
Na quarta-feira (21), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) realizou uma ação coordenada pelo Emprega Diadema com mais de 100 vagas oferecidas à população de da cidade. Foram cerca de 500 pessoas convocadas ao Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna, a partir de currículos cadastrados no site.
Os candidatos eram convidados a partir da afinidade com as vagas oferecidos. O programa reuniu oito empresas e 27 vagas para cargos diferentes, de auxiliar de limpeza a sushiman.
“O retorno que a cidade tem com essa ação é ver sua população trabalhando com dignidade, oportunidade e crescendo profissionalmente. Nós vivemos uma pandemia onde o desemprego foi muito grande e essa ponte que o Emprega Diadema faz, entre a população, a indústria e o comércio trazem mais oportunidades, inclusive contato com um grandes empresas, como um atacadista que está chegando na cidade. E acredito que esse é o papel da prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho”, afirmou a vice-prefeita e secretária da SEDET, Patty Ferreira.
Entre os convocados foi possível conhecer diferentes histórias, como o caso da Francineide da Silva, é do Piauí, região nordeste do país, e confreira formada pela Floresta Fernandes, instituição do município de Diadema, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos aos moradores da região. Estava desempregada há oito meses e foi uma das mais de 100 pessoas que saíram do ginásio com a vaga garantida.
“Eu fiz o curso do Florestan, que me serviu muito, o conhecimento me deu a chance de agora conseguir trabalhar. Vim muito desanimada, pensando que há tantas pessoas desempregadas, e que seria perda de tempo. Mas eu gosto de persistir. E eu consegui a vaga, estou muito feliz”, comemorou Francineide.
Pedro Gabriel, tem 20 anos, é estudante e soube do Emprega Diadema pela sua mãe. Ele está desempregado há três meses e procura por vagas na mesma área do seu antigo emprego, na logística. Mas, no dia da ação aproveitou para conversar também com empresas de outros ramos, para vagas de repositor e atendente. “Estou bem confiante, acho que me saí bem nas entrevistas, agora é só aguardar ser chamado”, afirmou o estudante.
Sobre as dificuldades encontradas no processo de busca por emprego, Gabriel de Souza, de 20 anos, que está a seis meses desempregado, conta que o estudo e experiência é um empecilho para se destacar nas vagas em que concorre.
“A parte de estudo (que dificulta), porque são tantas pessoas buscando por essas vagas que a gente acaba sendo mais um. Mas esse tipo de feirão ajuda porque são muitos tipos de vagas”, declarou o jovem.
Outros candidatos relataram encontrar dificuldade em conseguir emprego por conta da idade, dizendo “depois dos 40 fica mais dificl de encontrar emprego”, mas viram no Emprega Diadema uma chance para conseguir sair da estética do desemprego.
Há também quem esteja procurando por uma nova perspectiva de carreira e aproveitou o feirão para buscar oportunidades em uma nova área, como é o caso da Julia Almeida, de 18 anos, que atualmente é auxiliar administrativo.
“Estou procurando uma vaga que eu me identifique mais. Eu gostei (das empresas), achei boas oportunidades. É importante procurar lugares que a gente se identifica e estar aberto para novas oportunidades”, afirmou
Patty Ferreira, explica que às pessoas cadastradas no Emprega Diadema com perfil para as vagas oferecidas, receberam uma mensagem por whatsapp as convidando para o dia de entrevistas.
A ação foi pensada de maneira a ser um processo menos demorado, diminuindo os gastos dos concorrentes com transporte, visando evitar filas e tumulto, ajudando tanto a população que precisa de um emprego quanto as empresas que precisam reforçar seu quadro de funcionários,” concluiu Patty.