Emmanuele Baldini, Marina Martins e Lucas Thomazinho tocam na Sala São Paulo

Programa do recital de violino, violoncelo e piano joga luz sobre as Sonatas de Claude Debussy compostas para estes instrumentos, e o Trio Elegíaco nº 2, de Sergei Rachmaninov.

  • Data: 05/09/2023 10:09
  • Alterado: 05/09/2023 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Osesp
Emmanuele Baldini, Marina Martins e Lucas Thomazinho tocam na Sala São Paulo

Lucas Thomazinho

Crédito:Deny Naka

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Dando continuidade à Temporada Osesp 2023 – Sem Fronteiras, a Sala São Paulo recebe na próxima terça-feira (12/set), às 20h30, um recital do spalla da nossa Orquestra, Emmanuele Baldini, acompanhado de dois jovens talentos da música instrumental brasileira: a violoncelista Marina Martins e o pianista Lucas Thomazinho. O repertório contará com duas obras do francês Claude Debussy (a Sonata para Violino e Piano, e a Sonata para Violoncelo e Piano) e uma do russo Sergei Rachmaninov (o Trio Elegíaco nº 2 em Ré Menor).

A Sonata para Violino e Piano é a última grande obra de Claude Debussy (1862-1918) e integrou o programa de sua última apresentação pública, em setembro de 1917. O primeiro movimento joga com três elementos: a ressonância dos acordes, evocativa da transparência sagrada da música gregoriana e de Palestrina, os arabescos melódicos e um conjunto de notas repetidas declamadas com intensidade dramática. O segundo movimento é repleto de gestos sonoros bem-humorados, que flertam com o jocoso e deslizam, por vezes, para o lírico. Cristalino, o movimento final revisita com animação os elementos do “Allegro vivo” inicial, agora refratados pelo humor do “Intermédio”.

Com a Sonata para Violoncelo e Piano, Debussy buscou criar uma obra sem nenhuma referência extramusical, de proporções claras e formas sonoras fantasiosas. Uma introdução majestosa, pausas dramáticas e episódios multifacetados compõem um primeiro movimento cuja escala de sensibilidades estende-se do dolorido ao apaixonado. A “Serenata” evoca as inflexões do violão declamado e do canto popular. Nela, radicais variações de humor, caráter e atmosfera são instigadas por jogos rítmicos e efeitos inusuais no violoncelo — cordas pinçadas com a mão esquerda, flutuações ligeiras e deslocadas do arco produzindo um efeito mais aéreo, golpes de arco, notas deslizadas, entre outros. O nervosismo ligeiro do último movimento supera o paradoxo criativo ao combinar liberdade e rigor formal, mesmo em passagens de caráter improvisatório.

Ambos os trios de Sergei Rachmaninov (1873-1943) associam-se ao Trio em Lá Menor, Op. 50, de seu ídolo e mentor Piotr Ilyich Tchaikovsky, obra que é, também, elegíaca, uma vez que fora dedicada “à memória de um grande artista”, o músico, amigo e mentor de Tchaikovsky, Nikolai Rubinstein, morto em 1881. A relação de Rachmaninov e Tchaikovsky estreitou-se brevemente em 1893, após Rachmaninov graduar-se em composição pelo Conservatório de Moscou. Durante os meses que se seguiram à sua formatura, os dois músicos encontraram-se em algumas ocasiões, durante as quais o experiente compositor pôde apreciar a música do jovem artista, aconselhando-o estética e profissionalmente. O frutífero intercâmbio seria interrompido pela morte trágica e inesperada de Tchaikovsky no final de 1893.

Choque e luto prontamente irromperam como música e, no mesmo dia do falecimento do mentor, Rachmaninov deu início à composição de sua obra mais ambiciosa até então: o Trio Elegíaco nº 2. A versão original, finalizada ainda naquele ano, seria revisada em 1903, republicada em 1907 e revisada mais uma vez em 1917. Também dedicada “à memória de um grande artista”, nesse caso, Tchaikovsky, a obra conta com três movimentos.

SERVIÇO

12 de setembro, terça-feira, às 20h30 – Concerto com audiodescrição

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares

Recomendação etária: 07 anos

Ingressos: Entre R$ 39,60 e R$ 143,00 (preços inteiros*)

Bilheteria (INTI): Neste link

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  • Data: 05/09/2023 10:09
  • Alterado:05/09/2023 10:09
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